Redação Publisher do OBemdito

Ação do Instituto Nossa Senhora atende comunidade e reforça campanhas de setembro

O Instituto Nossa Senhora Aparecida (Insa) e o Plano Nossa Senhora promovem nesta quarta-feira (20) uma ação em apoio às […]

Aferição de pressão arterial é um dos serviços gratuitos oferecidos pelas equipes
Ação do Instituto Nossa Senhora atende comunidade e reforça campanhas de setembro
Redação - OBemdito
Publicado em 20 de setembro de 2023 às 13h09 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 00h56

O Instituto Nossa Senhora Aparecida (Insa) e o Plano Nossa Senhora promovem nesta quarta-feira (20) uma ação em apoio às campanhas temáticas de setembro, orientada pelas cores amarelo, verde, laranja e vermelho. O objetivo é conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde, tanto física quanto psicológica.

Além da distribuição de materiais informativos, vários serviços estão oferecidos gratuitamente para quem passa em frente ao hospital. O atendimento é realizado na calçada do hospital, na rua Guadiana, e segue até as 16h. Dezenas de pessoas foram atendidas no período da manhã. Muitas fizeram questão de destacar a importância da iniciativa, levando a saúde para fora do ambiente hospitalar, em área aberta e de fácil acesso.

A psicóloga Daisy Neufeldt de Almeida explicou o objetivo principal da ação. “Estamos enfatizando a importância dos cuidados, especialmente em relação ao Setembro Vermelho, já que o hospital é uma referência em cardiologia. O Setembro Amarelo dedica-se à conscientização sobre a vida e à importância de reduzir as taxas de suicídio. O Setembro Verde realça a necessidade de doação de órgãos e o Setembro Laranja trata da segurança do paciente, pois precisamos garantir as melhores práticas de cuidados desde a admissão até a alta”.

Daisy também reforçou o apelo para a doação de órgãos, que ainda é motivo de muito tabu. “Não basta a pessoa querer doar seus órgãos. A família precisa concordar, garantindo que a vontade do paciente seja respeitada. Então o nosso trabalho é bem extenso e precisa chegar a várias pessoas. Estamos falando de um grande gesto de amor, talvez o maior de todos, que pode salvar vidas de quem está na fila de um transplante”.

Mesas de orientação

Várias mesas de orientação foram montadas. “Em cada mesa, abordamos um tema específico, fornecendo informações importantes à comunidade”, observou a assistente social Joice Krumisky Graça. Ela destacou a presença de profissionais e estudantes de nutrição e enfermagem da Unipar (Universidade Paranaense) e do curso técnico de enfermagem do Colégio Hilda Kamal.

Serviços gratuitos e apoiadores

Os serviços oferecidos gratuitamente são: medição de glicemia, pressão arterial e avaliação nutricional. As pessoas que apresentarem resultados fora da normalidade já são orientadas para o atendimento adequado, com a equipe hospitalar.

Além do Plano Nossa Senhora, Unipar e Colégio Hilda Kamal, a ação conta com o apoio da Clínica Frederico, SAU, Ultrafarma, Laboratório Reunidos, Dimensão Hospitalar, Sesc, Clínica Dr Calixto e Biopower.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas