
Família pede doações de sangue por iporãense internado em Umuarama após acidente de moto
Gilmar Leopoldino Conrado tem 49 anos está internado no hospital Uopeccan em estado grave


A família de Gilmar Leopoldino Conrado, de 52 anos, está pedindo doações de sangue em favor do morador de Iporã que sofreu um acidente automobilístico no último sábado (16) e segue internado em estado grave no Hospital Uopeccan de Umuarama.
O acidente aconteceu por volta das 19h da noite, em Iporã, quando seu Gilmar teria tentado desviar de um monte de areia que estava próximo de uma calçada. Na queda, ele teria batido a cabeça e, segundo os médicos, sofreu fraturas no maxilar, mão, crânio, costela e perfurou um pulmão.
Gilmar é casado com Eliete Miguel Conrado, com quem tem três filhos. Ele trabalha como auxiliar de pátio na empresa Império das Madeiras, em Iporã. A mulher também pede orações em favor da recuperação do marido.
Atualmente Gilmar está internado no Hospital Uopeccan, onde permanece intubado em estado grave e sem previsão de alta, segundo Eliete. Devido ao seu quadro procedimentos a serem realizados, é necessário a utilização de bolsas de sangue.
Como doar?
As doações podem ser agendadas no site do Hemepar PR. Com o agendamento a pessoa é atendida com dia e hora marcada.
O Hemonúcleo em Umuarama fica na Avenida Manaus, 4444, na região do Centro Cívico. O horário de atendimento para doações é o seguinte: 08h às 11h30 e das 13h30 às 15h30. O telefone para contato: (44) 3621-8307.
Para doar para Gilmar, basta informar na recepção da unidade que a doação é para ele.
Quem pode doar sangue?
Os homens podem doar sangue a cada dois meses, quatro vezes ao ano. Já as mulheres, a cada três meses, numa máxima de três doações ao ano. Depois de coletado, o sangue é fracionando e processada a separação dos hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio).
Entre os requisitos, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade devem ter autorização e presença do responsável legal. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).
Bateu a cabeça segundo os médicos quebrou o maxilar, a mão, o cranio o osso fácial quebrou a costela e furou o pulmão