
Cruzeiro do Oeste pode ser reconhecida como “Vale Nacional dos Dinossauros”
A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, em Brasília, aprovou recentemente um Projeto de Lei proposto pelo Deputado Sérgio […]


A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, em Brasília, aprovou recentemente um Projeto de Lei proposto pelo Deputado Sérgio Souza (MDB-PR) que concede ao município de Cruzeiro do Oeste o título de “Vale Nacional dos Dinossauros”.
O PL 4240/2021 destaca que a região tem sido palco de pesquisas paleontológicas desde 2011, quando foram descobertos fósseis de Pterossauro, uma espécie do período cretáceo que habitou a área há aproximadamente 85 milhões de anos, no noroeste do Paraná. Hoje, Cruzeiro do Oeste é reconhecida internacionalmente por abrigar um dos sítios paleontológicos mais ricos da América do Sul.
“O município tem contribuído com o enriquecimento do conhecimento científico em esfera global, tornando-se destaque mundial na paleontologia e merece esse reconhecimento”, afirmou o parlamentear em uma rede social.
A prefeita de Cruzeiro do Oeste, Helena Bertoco, elogiou a iniciativa do deputado e enfatizou a importância desse reconhecimento não apenas para o município, mas para toda a região.
“Parabéns ao deputado Sérgio Souza por sua incansável dedicação em representar e trabalhar por de Cruzeiro do Oeste. Seu comprometimento com a comunidade é exemplar, e seus esforços para impulsionar o progresso da região são admiráveis”, destacou.
Após a aprovação na Comissão de Cultura, o Projeto de Lei agora segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Após passar por todos os trâmites necessários, o projeto será incluído na pauta para votação, oficializando o título de “Vale Nacional dos Dinossauros” para Cruzeiro do Oeste.