Redação Publisher do OBemdito

Prefeito de Umuarama se compromete a criar Centro Terapêutico de Atendimento ao Autista

O prefeito Celso Pozzobom recebeu, na manhã da última sexta-feira (22), mães e profissionais da saúde e educação que atendem […]

Foto: Assessoria PMU
Prefeito de Umuarama se compromete a criar Centro Terapêutico de Atendimento ao Autista
Redação - OBemdito
Publicado em 23 de setembro de 2023 às 16h55 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 00h42

O prefeito Celso Pozzobom recebeu, na manhã da última sexta-feira (22), mães e profissionais da saúde e educação que atendem crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista). No encontro ficou acertado que a administração municipal vai criar o Centro Terapêutico de Atendimento ao Autista – e outros transtornos – que será um dos poucos já criados no Brasil.

Acompanhado da secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, Pozzobom relatou que desde 2021 tem essa ideia de reunir especialistas para oferecer, de forma abrangente, todo apoio não só às crianças com TEA, mas também aos familiares e aos profissionais que atuam nessa área da saúde e da educação especial.

“É algo que minha esposa, que é profissional que atua nessa área, sempre quis realizar [a primeira-dama Maria Dulce Barreiros Pozzobom é psicopedagoga e psicomotricista]. É evidente que não vamos ter como fazer algo para o atendimento de todas as crianças já num primeiro momento, pois temos as limitações políticas e financeiras, porém nossa determinação em criar este Centro é real e temos certeza de que vamos realizar”, afirmou.

O prefeito adiantou que irá destinar a antiga sede da Secretaria Municipal de Saúde (no entroncamento das ruas Ministro Oliveira Salazar, Governador Ney Braga e Paulo Pedrosa de Alencar) para a instalação desse Centro Terapêutico.

“Com algum investimento, necessário para cuidar do isolamento acústico, por exemplo, na adaptação de salas, na criação de setores para atendimentos especiais, seguramente teremos um local ideal para que Educação, Saúde e instituições parceiras possam atuar na assistência e intervenção das crianças e famílias”, comentou.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Já Mauriza esclareceu que o papel da Educação é pedagógico e que os profissionais de Educação Especial cuidam para oferecer toda a estrutura para proporcionar o aprendizado, porém, as ações terapêuticas não são possíveis de serem feitas nas escolas. “Por isso a parceria entre educação e saúde é fundamental. É preciso que os pais e responsáveis tenham essa compreensão de que não é nas escolas que serão disponibilizadas terapias específicas com psiquiatras, psicólogos e terapeutas ocupacionais, entre outros, especificou”.

A Rede Municipal de Ensino atende a 264 estudantes com algum tipo de deficiência, transtorno ou necessidades especiais: são 244 com TEA, nove com DFN (Deficiência Física Neuromotora) e 11 com necessidades diversas.

O Centro Terapêutico de Atendimento ao Autista será um órgão da Secretaria Municipal de Saúde, como explica Mauriza. “Já há um processo para a contratação de mais profissionais para atendimento às crianças, como pediatras, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Está sendo estruturado na SME o fluxograma dos profissionais da educação especial que farão a triagem das demais necessidades educacionais especiais, que após identificadas, serão encaminhadas para atendimento no Centro. Será algo revolucionário e que seguramente irá oferecer mais qualidade de vida a nossas crianças”, pontuou.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas