Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Altoniense tetraplégico alcança em 75 dias meta para comprar cadeira de rodas adaptada

O morador de Altônia Ediones dos Reis Cardoso, 33 anos, que ficou tetraplégico aos 22 anos, atingiu a meta necessária […]

Fotos: Arquivo Pessoal
Altoniense tetraplégico alcança em 75 dias meta para comprar cadeira de rodas adaptada
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 25 de setembro de 2023 às 18h16 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 00h34

O morador de Altônia Ediones dos Reis Cardoso, 33 anos, que ficou tetraplégico aos 22 anos, atingiu a meta necessária para adquirir uma cadeira de rodas adaptada. A meta estabelecida era alcançar R$ 21 mil em 100 dias, mas em 75 dias essa marca foi superada.

OBemdito conversou com Anderson Seminara Delfin, 31 anos, motorista de carreta e amigo de Ediones, que ficou encarregado de organizar a vaquinha. O amigo contou que atualmente Ediones depende de sua aposentadoria, da ajuda de sua mãe e de seu filho, de apenas 12 anos, para sobreviver, o que tornava a compra do equipamento impossível. Há uma década, o residente de Altônia está acamado devido à falta de um meio de transporte adequado que o permita sair e passear.

“Somos amigos desde a infância, mas eu acabei me mudando para Toledo e nos afastamos um pouco. Depois de algum tempo, vi um vídeo dele no Facebook e fui visitá-lo. Ele me contou sobre o sonho de abraçar o filho e a avó de pé e precisa dessa cadeira adaptada por ter 1 metro e 90 centímetros de altura, para que possa ter mais independência. Felizmente, muitas pessoas contribuíram para que esse sonho se tornasse realidade”, contou Anderson

Como Anderson já tinha experiência em organizar vaquinhas, não encontrou dificuldades em começar a organização desta. Ele conseguiu uma divulgação muito boa no início e as pessoas começaram a entrar em contato. Além da vaquinha, também organizou rifa estimando que mais de 1 mil pessoas ajudaram direta ou indiretamente. Ao longo desta semana, estão reunindo todos os lucros das rifas, da vaquinha e das doações.

“Eu chorei de alegria quando vi a cadeira pronta e quando atingimos a meta, foi uma alegria total. Agora quero voltar a estudar, trabalhar e ajudar outras pessoas. Será uma nova vida, um novo começo, um renascimento. Estou até agora emocionado. Quero agradecer a Nossa Senhora Aparecida, o Anderson e a todos que ajudaram de alguma forma”, relatou com emoção Ediones.

Acidente

O acidente de moto que deixou Ediones tetraplégico ocorreu em 2012. Ele passou 70 dias internado, sendo 40 deles em coma induzido, em um limiar entre a vida e a morte, e outros 30 dias em uma enfermaria em processo de recuperação. Durante esse período seu corpo apresentava as feridas mais graves possíveis, conhecidas como escaras. Foram anos de intensa luta para se recuperar e tratar dessas feridas. Atualmente, ele e seu filho dependem dos cuidados de sua mãe.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas