
Umuarama: Secretaria de Saúde promove ações de conscientização no Setembro Amarelo
Profissionais de diversos setores da Secretaria de Saúde desenvolveram série de ações para abordar o tema


A união de ideias, projetos, ações e atividades de profissionais da Secretaria de Saúde de Umuarama resultou na realização de uma das mais completas campanhas pela valorização da vida dos últimos tempos: o Setembro Amarelo na cidade teve palestras, encontros, bate-papos, panfletagem, apresentações de vídeos e capacitações profissionais sobre um tema que exige atenção e delicadeza para ser abordado: a prevenção ao suicídio.
Pela Atenção Primária em Saúde (APS), os profissionais que atuam nas unidades de saúde prepararam murais com informação, produziram cartazes, decoraram ambientes com balões amarelos e principalmente realizaram uma série de rodas de conversa com os usuários do SUS.
“Nas unidades de saúde os profissionais têm uma relação de proximidade com os pacientes, usuários, pessoas que participam de programas de saúde, enfim, há uma relação mais estreita, por isso fica mais fácil falar sobre esse tema tão importante que é a valorização da vida”, comentou Jaqueline de Bortoli Shirabayashi, coordenadora de APS.
Ainda houve palestra com servidores municipais que atuam em serviços de saúde, em empresas, no Centro Pop e em outras instituições de atendimento à população.
“Também fizemos um trabalho de panfletagem que foi muito bacana, pois nessas abordagens pessoais os profissionais tiveram a oportunidade de conversar, esclarecer dúvidas, falar sobre as formas de iniciar um tratamento e indicar como buscar ajuda, tanto para si quanto para seus familiares ou amigos”, observou Simony Rodrigues Bernardelli Rosa, secretária municipal de Saúde.

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO
Também vinculado à Secretaria de Saúde, o SAP (Serviço de Atendimento Psicológico) oferece, durante todo o ano, apoio e atendimento em grupo e operativo para todos os cidadãos que necessitem de atenção em saúde mental. De acordo com a psicóloga Nathalia Ynae Marrique Giroldo, o SAP concentra atendimento prioritário a pessoas em intenso sofrimento psíquico.
“O Setembro Amarelo tem um valor especial para todos nós, profissionais do SAP, por isso intensificamos as ações para valorizar a vida, como a palestra ‘Suicídio: O foco é a prevenção’, com o médico psiquiatra Guilherme Derenusson, que falou a mais de 90 profissionais enfermeiros e agentes comunitários de saúde”, pontuou.
Nathalia reafirmou ainda que todo dia é dia de lutar pela vida, mas o Setembro Amarelo leva informação sobre a importância da vida a um número muito maior de pessoas.
“Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade”, observa.
A psicóloga indicou também que os profissionais do SAP fizeram palestras em todas as escolas da rede estadual de ensino, considerando que a maior incidência de casos de ideação e tentativas são realizadas por adolescentes.
“É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em tirar a própria vida e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente”, finaliza.

(Assessoria PMU)