
Alunos, APP Sindicato e NRE de Umuarama lamentam a morte da professora Viviane Brun
O Núcleo Regional de Umuarama emitiu uma nota de pesar, na tarde desta quarta-feira (27), pela morte da professora Viviane […]


O Núcleo Regional de Umuarama emitiu uma nota de pesar, na tarde desta quarta-feira (27), pela morte da professora Viviane Brun, de 43 anos, que foi vítima de um feminicídio na residência onde vivia com seus filhos, na Zona V de Umuarama. A morte também gerou extrema comoção nas redes sociais, com vários alunos lamentando o ocorrido.
No texto, o NRE ressalta o quanto Viviane – que já atuou em algumas instituições na Capital da Amizade, como o Colégio José Balan – era uma professora amada. O órgão afirma que “sua paixão pelo ensino e sua dedicação deixarão uma marca eterna”, e também manifestaram os sentimentos aos familiares da docente.
Nas redes sociais, especialmente o Facebook, vários alunos, ex-alunos e amigos de Viviane expressaram seus sentimentos de dor e pesar pela despedida precoce da professora. “Obrigado professora por ter compartilhado seu conhecimento conosco, pela toda sua dedicação com seus alunos… tô sem acreditar”, disse um aluno de Viviane. “Para sempre será lembrada”, afirmou outra.
A APP Sindicato também emitiu uma nota: “APP – Sindicato, profundamente consternada, comunica o falecimento da professora Viviane Alecio Brun, ocorrido nesta quarta-feira, dia 27/09/2023, como mais uma vítima de feminicídio. Nesse momento de muita tristeza e dor manifestamos nosso sentimento, solidariedade e afeto à família, amigos(as), colegas e alunos(as)”.
Horários de velório e sepultamento ainda não foram definidos.

O crime
A professora Viviane Alécio Brun, de 43 anos, foi assassinada na madrugada desta quarta-feira (27), em sua residência, na rua São Mateus, na Zona V de Umuarama. O suspeito, de 40 anos, é o ex-marido da vítima, cometeu o feminicídio na frente do filho de 6 anos, e também baleou a filha da mulher, de 21. A criança é autista.
Viviane foi morta por volta das 4h30. De acordo com informações levantadas no local, ela dormia nos fundos da residência com seu filho quando foi surpreendida pelo atirador. O homem invadiu o local e abriu fogo contra a filha da vítima, que tentou intervir na situação. A jovem foi baleada no maxilar. Mesmo ferido, ela conseguiu pedir socorro à Polícia Militar (PM) e foi encaminhada pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para um hospital.
De acordo com o Major Juan Diego Farias de Abreu, do 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o autor tem um registro de violência doméstica contra uma companheira de um relacionamento anterior, além de medidas protetivas que também já foram solicitadas contra ele.
Após assassinar a ex-companheira e ferir a enteada com um tiro no rosto, o suspeito – que ainda não teve a identidade confirmada oficialmente – enviou uma mensagem através de uma rede social para o pai das crianças e ex-marido da vítima, confessando o crime e afirmando que iria tirar a própria vida.
O caso segue sendo investigado pela Delegacia da Mulher de Umuarama, que no final desta manhã também divulgou a placa do carro utilizado na fuga do suspeito. Trata-se de um VW Golf ano 2004/2005 de cor prata placas ATC-2011 que era de propriedade da vítima.