Redação Publisher do OBemdito

IBGE realiza pesquisa sobre qualidade de vida em Umuarama e seleciona 60 domicílios

Informações são essenciais para o planejamento de ações públicas e privadas para melhorar a vida dos brasileiros

Foto: Danilo Martins/OBemdito
IBGE realiza pesquisa sobre qualidade de vida em Umuarama e seleciona 60 domicílios
Redação - OBemdito
Publicado em 27 de setembro de 2023 às 16h39 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 00h25

O coordenador do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em Umuarama, Paulo Cardozo Lavado, comunica que a entidade dará início na próxima semana, em todo o Brasil, à Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) e o objetivo é visitar domicílios, por amostragem, sobre as condições de saúde da população brasileira, com foco na saúde reprodutiva das mulheres e homens e na saúde e nutrição na infância (crianças com menos de 5 anos de idade).

Segundo o coordenador a previsão é de que as visitas aos domicílios devem ser encerradas em janeiro de 2024. “Os temas abordados na PNDS incluem também uma avaliação da satisfação da população no uso de estabelecimentos públicos de saúde e outros temas sociodemográficos como religião, nupcialidade, fecundidade, conhecimento e uso de contraceptivos, intenções e planejamento sobre ter filhos, qualidade do pré-natal, informações sobre parto, saúde e nutrição infantil, perfil de educação, trabalho e rendimento da população investigada”, detalha.

O estudo é uma parceria entre o IBGE e Ministério da Saúde e integra uma agenda de pesquisa internacional, que já foi realizada em mais de 90 países. “Os resultados da pesquisa serão fundamentais na elaboração de indicadores para avaliação do cumprimento das metas de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). Os entrevistadores do IBGE visitarão mais de 133 mil domicílios em todo o país. Na nossa regional serão 144 domicílios, sendo 60 em Umuarama e 84 em outras sete cidades”, indica.

Ele explica ainda que o foco principal da pesquisa são mulheres de 15 a 49 anos, homens de 15 a 59 anos e crianças de 0 a 5 anos. “Os entrevistados têm sempre a garantia de privacidade e o sigilo das informações. Para dar segurança à população, os entrevistadores do IBGE estarão devidamente identificados com coletes, crachás e aparelho eletrônico para coleta de dados”, ressalta, acrescentando que a confirmação da identidade dos entrevistadores pode ser sempre realizada diretamente no site https://respondendo.ibge.gov.br/entrevistador.html ou pelo 0800 721 8181.

Principais objetivos da PNDS:

1) Traçar um perfil de mulheres e homens em idade reprodutiva, do seu comportamento reprodutivo e suas preferências e intenções reprodutivas;

2) Traçar um perfil da saúde e nutrição das crianças;

3) Fornecer indicadores para o diagnóstico, planejamento, análises e avaliação de resultados de políticas públicas em saúde reprodutiva e saúde das crianças;

4) Fornecer subsídios para traçar cenários das projeções populacionais em seu componente de fecundidade;

5) Gerar indicadores para o seguimento de acordos internacionais firmados na área de saúde e direitos humanos;

6) Fornecer alguns indicadores relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na área da Saúde (Objetivo 3) e Gênero (Objetivo 5).

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas