Eleição para o Conselho Tutelar de Umuarama acontecerá no próximo domingo
O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) promoverá, no próximo domingo (1º), a eleição para eleger […]
O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) promoverá, no próximo domingo (1º), a eleição para eleger os novos Conselheiros Tutelares de Umuarama. O processo de escolha acontecerá das 8h às 17h no Colégio Estadual Professor Paulo Alberto Tomazinho. Para exercer o voto, é necessário que o eleitor esteja registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De acordo com Ivo Galdino da Silva, presidente do CMDCA, além do TSE, o pleito também será acompanhado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e pela Promotoria de Justiça do Estado do Paraná. Ao todo, 58 candidatos, a maioria deles mulheres, concorrerão às 5 vagas disponíveis. O salário para os eleitos será de R$ 3.864,00.
“Vivemos um momento em que se discute amplamente sobre direitos, e os direitos da criança e do adolescente têm prioridade absoluta. O colegiado que será escolhido estará atento ao ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente] e contará com o respaldo do Judiciário e do Ministério Público para proteger as crianças contra todas as formas de negligência e maus-tratos”, acrescenta Silva.
Conforme dados do TSE, 81 mil eleitores estão habilitados a participar da votação em Umuarama. Entretanto, dado que a eleição não é compulsória, nem todos optam por participar do processo. A votação ocorrerá por meio de urna eletrônica, e haverá transporte coletivo disponível para o deslocamento dos eleitores. “O transporte não será gratuito e será providenciado pela Viação Umuarama, a empresa responsável pelo transporte urbano durante a semana”, esclarece.
Além do CMDCA, o processo eleitoral também será fiscalizado pelo Ministério Público, pela Polícia Militar e pela Guarda Municipal. “Os eleitores devem portar um documento com foto e o título de eleitor para facilitar o processo de votação, enquanto os candidatos devem evitar a prática de boca de urna”, adverte o presidente do Conselho.
Os eleitos cumprirão um mandato de 4 anos e tomarão posse na primeira quinzena de 2024. A lista completa com os nomes dos candidatos pode ser conferida aqui.





