
Papi é instalado no Aeroporto de Umuarama; equipamento é uma exigência da Azul para voos com o ATR
A empresa Paim Navegação Aérea, que venceu a licitação para o fornecimento do Papi (Precision Approach Path Indicator), no Aeroporto […]


A empresa Paim Navegação Aérea, que venceu a licitação para o fornecimento do Papi (Precision Approach Path Indicator), no Aeroporto Orlando de Carvalho em Umuarama, deverá concluir em breve a instalação deste mecanismo.
As obras para a implantação do equipamento luminoso, que auxilia os pilotos nas operações de pouso, foram iniciadas na semana passada e estão prestes a ser finalizadas. Assim que concluídas, o equipamento será instalado.
“O que faltava para a Azul operar o ATR-72 era a instalação deste equipamento. Com isso, o aeroporto estará habilitado para voos maiores. Na verdade, ele já comporta voos com esse tipo de aeronave, mas, por questões de segurança, a empresa exige o Papi”, explicou o secretário de Indústria e Comércio, Junior Ceranto.
Conforme Ceranto, o Papi que está sendo instalado custou R$ 820 mil e foi adquirido por meio de licitação. “Lá atrás, já tínhamos tratado com a SAC [Secretaria de Aviação Civil], e o município havia ganhado esse equipamento, mas a gestão anterior acabou perdendo, então tiveram que comprá-lo”, revelou.
A instalação do mecanismo é uma exigência da empresa que deverá iniciar em breve os voos com o ATR-72, com capacidade para 70 passageiros. Atualmente, a Azul opera com aviões Cessna Grand Caravan, para 9 passageiros. São três voos semanais (segundas, quartas e sextas-feiras) de ida e volta para Curitiba.


