Redação Publisher do OBemdito

Alunos de Umuarama e Cianorte estão entre os classificados do programa Geração Atitude 2023

Dois estudantes da região Noroeste do Paraná foram escolhidos para participar do programa Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do […]

Alunos de Umuarama e Cianorte estão entre os classificados do programa Geração Atitude 2023
Redação - OBemdito
Publicado em 30 de setembro de 2023 às 16h46 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 00h12

Dois estudantes da região Noroeste do Paraná foram escolhidos para participar do programa Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do estado. Rhuan Valente de Jesus, do Colégio Cívico-Militar Drª Zilda Arns, em Umuarama, e Pedro Gabriel Souza Santos, do Centro Estadual de Educação Profissional, em Cianorte, estão entre os selecionados para a próxima fase do programa, que visa apoiar a formação cidadã de jovens paranaenses da rede estadual de ensino.

Outros 30 estudantes de diversas regiões do Paraná também foram classificados, totalizando 32 selecionados. A divulgação dos nomes ocorreu nesta sexta-feira (29). Este ano, foram submetidas 413 propostas por alunos do estado, e a seleção dos projetos foi realizada pelo Núcleo de Apoio Legislativo, vinculado à Diretoria Legislativa da Assembleia Legislativa.

Os selecionados se reunirão em Curitiba, em novembro, na Caravana da Cidadania, onde terão a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento dos Poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e do Ministério Público. No plenário da Assembleia Legislativa, será anunciado o nome do aluno vencedor da edição 2023 do Geração Atitude, cuja proposta poderá ser transformada em lei estadual, como já ocorreu em anos anteriores, conforme explicou o diretor Legislativo e da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi.

O Geração Atitude foi lançado em 2015, fruto de uma parceria entre a Assembleia Legislativa, o Ministério Público, o Governo do Estado e o Tribunal de Justiça. O programa estimula o debate entre jovens sobre temas como cidadania, democracia participativa e voto consciente, além de esclarecer a atuação de cada uma das instituições envolvidas no projeto. Compreendendo melhor esses temas, os jovens assumem o papel de agentes transformadores na sociedade em que vivem.

Em 2017, o programa foi reconhecido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) como uma das melhores iniciativas brasileiras no combate à corrupção.

OBemdito com Alep

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas