Redação Publisher do OBemdito

Temporal causa muitos estragos e deixa 59 mil unidades sem luz em Cascavel

Postes foram danificados devido aos fortes ventos e queda de árvores

Foto: Catve
Temporal causa muitos estragos e deixa 59 mil unidades sem luz em Cascavel
Redação - OBemdito
Publicado em 4 de outubro de 2023 às 10h02 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 00h00

Um forte vendaval com características de tornado atingiu Cascavel por volta das 6h desta quarta-feira (4), deixando um rastro de destruição. De acordo com a Defesa Civil, que está nas ruas atendendo a população, o vento intenso iniciou na região do bairro Santa Cruz e por onde passou causou uma série de danos. Os bairros Parque São Paulo e Maria Luiza também foram atingidos.

Árvores e postes caíram em várias regiões da cidade, inclusive no Exército Brasileiro. Dezenas de casas foram destelhadas. As informações são do site Catve.

Cerca de 59 mil unidades consumidoras estão sem luz. Segundo a Copel, ventos fortes e raios causaram danos à rede e fornecimento de energia foi interrompido a mais de 100 mil unidades consumidoras.

Há mais de 700 serviços emergenciais cadastrados para atendimento na região Oeste, com maior volume concentrado nas regiões de Medianeira, Pato Branco, Francisco Beltrão e Cascavel.

Confira os municípios mais afetados:

  • Cascavel 59 mil
  • Santa Terezinha de Itaipu 5,7 mil
  • Nova Prata do Iguaçu 4,6 mil
  • Capanema 3,6 mil
  • Foz do Iguaçu 3,5 mil

SEGURANÇA

A Copel lembra que, em ocorrências climáticas como esta, é importante o cuidado com a segurança. A população deve manter distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados, e acionar a concessionária através do número 0800 51 00 116.

FALTA DE LUZ

A comunicação sobre falta de luz pode ser feita pelo telefone, mas também por meio do aplicativo para celulares, pelo site www.copel.com e pelo número de WhatsApp 41 3013-8973. Sem internet, o aviso ainda pode ser enviado à Copel por meio de mensagem de texto (SMS) para o número 28593, escrevendo as letras “SL”, de “sem luz”, mais o número da unidade consumidora, que se encontra destacada no cabeçalho da conta de luz.

ÁGUA

Por causa da falta de energia o abastecimento de água também está prejudicado na cidade e  poderá faltar água em todas as regiões da cidade. Não há previsão para o retorno da energia e nem para a normalização no abastecimento.

Por conta do temporal, o telefone 199 da Defesa Civil está inoperante. O Corpo de Bombeiros também informou que o 193 não está funcionando. A corporação disponibilizou como contato alternativo o WhatsApp 3220-0005 e os telefones 3324-7984, 3227-4967 e 3324-8574.

Márcio Ribeiro, coordenador da Defesa Civil, informou que uma base de apoio foi montada no quartel do Corpo de Bombeiros na Rua General Osório. A Defesa Civil está com uma base na sua sede, na Rua Martinha Afonso de Souza.

“Nós já estamos com equipe nas ruas atendendo muita gente. A população que pode vir na Defesa Civil retirar lonas. A orientação de segurança no momento é tomar muito cuidado com os fios que caíram, com os postes que caíram”, destaca o coordenador.

Muitas casas estão sem energia elétrica e há fios soltos nas ruas. “É preciso tomar cuidado com a parte elétrica, estamos tentando o contato com a Copel e orientamos a população também a fazer esse contato com a companhia de energia elétrica e, se possível, não sair de casa”, diz Ribeiro.

(Informações: CATVE)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas