Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Clima permanece estável hoje em Umuarama; tempestades previstas para o fim de semana

O alerta tem início neste sábado (7) e tem vigência até domingo (8)

Imagem: Reprodução Inmet
Clima permanece estável hoje em Umuarama; tempestades previstas para o fim de semana
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 6 de outubro de 2023 às 12h24 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 23h52

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo aviso laranja de tempestade abrangendo todo o estado do Paraná, incluindo Umuarama, Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul. A vigência deste alerta tem início à 0h01 deste sábado (7) e se estenderá até às 23h59 de domingo (8)

Os perigos potenciais envolvem a possibilidade de chuvas com intensidade entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos de alta velocidade (60-100 km/h) e ocorrência de granizo. Além disso, existe a ameaça de interrupções no fornecimento de energia elétrica, danos às plantações, queda de árvores e ocorrência de alagamentos.

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) prevê que nesta sexta-feira, dia 6, teremos mais um dia de calor em Umuarama e com chuvas em outras partes do estado do Paraná. A circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera contribui para a formação de áreas de instabilidade no Estado. A intensidade das chuvas será mais expressiva na região sul do Paraná, enquanto no noroeste e no norte as pancadas de chuva serão breves e localizadas, com destaque para o calor intenso.

No sábado, a instabilidade meteorológica aumentará consideravelmente em todo o estado do Paraná. A circulação dos ventos em diferentes níveis da atmosfera e a presença de um sistema de baixa pressão favorecerão o desenvolvimento de diversas áreas e linhas de instabilidade em toda a região. Há o risco iminente de tempestades, com a associação de ventos fortes, em praticamente todas as áreas do Paraná, incluindo Umuarama, com maior probabilidade a partir da tarde.

Instruções

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Áreas Afetadas

Norte Pioneiro Paranaense, Serrana, Oeste Catarinense, Presidente Prudente, Metropolitana de Curitiba, Vale do Itajaí, Bauru, Grande Florianópolis, Itapetininga, Noroeste Rio-grandense, Centro Ocidental Paranaense, Araçatuba, Noroeste Paranaense, Macro Metropolitana Paulista, Marília, Norte Central Paranaense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Sudeste Paranaense, Centro Oriental Paranaense, Norte Catarinense, Sul Catarinense, Metropolitana de Porto Alegre, Assis, Litoral Sul Paulista, Leste de Mato Grosso do Sul, Centro-Sul Paranaense, Nordeste Rio-grandense, Metropolitana de São Paulo, Sudoeste de Mato Grosso do Sul

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas