
Inmet divulga alerta de tempestades para os três estados do Sul do Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um aviso de tempestade para os três estados da região Sul do Brasil. […]


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um aviso de tempestade para os três estados da região Sul do Brasil. O alerta entra em vigência às 21h01 desta quarta-feira (11) e segue até 10h de quinta-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida.
O Paraná está dentro da área de abrangência do aviso, incluindo Umuarama e os municípios próximos. Conforme o Simepar, nesta quarta a Capital da Amizade tem céu claro e temperaturas entre 21ºC e 34ºC. Já na quinta o cenário muda e a previsão indica chuva, com mínima de 22ºC e máxima de 29ºC.
O Simepar também informou que na quinta-feira o deslocamento de uma frente fria pelo Paraná deixa o tempo muito instável com previsão de temporais em todo estado. Devido à chuva, as temperaturas não apresentam grandes elevações no decorrer do dia, principalmente entre o centro-sul e o leste.
Os riscos potenciais
O aviso do Inmet confirma que pode ocorrer vendaval entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Instruções
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Áreas Afetadas
Norte Pioneiro Paranaense, Serrana, Oeste Catarinense, Metropolitana de Curitiba, Vale do Itajaí, Noroeste Rio-grandense, Grande Florianópolis, Centro Ocidental Paranaense, Metropolitana de Porto Alegre, Noroeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Nordeste Rio-grandense, Sudeste Paranaense, Centro Oriental Paranaense, Norte Catarinense, Sul Catarinense, Centro-Sul Paranaense, Centro Oriental Rio-grandense.