Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Pela terceira vez, morador do Noroeste vai até Aparecida de bicicleta

Além das intempéries climáticas, a bicicleta sobrecarregada representou um desafio adicional durante a viagem

Foto: Colaboração/José Beletato
Pela terceira vez, morador do Noroeste vai até Aparecida de bicicleta
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 13 de outubro de 2023 às 14h30 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 23h25

O professor de geografia e morador de Boa Esperança, na região de Goioerê, José Beletato, de 45 anos, completou pela terceira vez uma jornada de 1115 km de bicicleta até Aparecida, São Paulo, para celebrar o feriado de Nossa Senhora. A primeira viagem foi uma promessa à santa. Nesta última, foram cinco dias de pedalada, dividida em duas etapas.

No primeiro trecho, partiu de Boa Esperança no dia 6 de outubro, percorrendo 820 km até Águas da Prata. Após um dia de descanso no dia 9, retomou sua trajetória no dia 10, pedalando mais 320 km pelo “Caminho da Fé” e chegando à cidade no dia 12, o dia da padroeira.

Beletato enfrentou diversas condições climáticas adversas, incluindo calor intenso nos primeiros dias, seguidos de chuva nos dois dias subsequentes. “Como eu quis fazer em três dias até Águas da Prata, nos primeiros dias peguei muito calor na estrada. Já o segundo e terceiro dia foi abaixo de chuva, tinha horas que tinha que se esconder em baixo de um viaduto para esperar passar um pouco e, quando cheguei para fazer o ‘Caminho da Fé’, foram dois dias de sol”.

Além das intempéries climáticas, a bicicleta sobrecarregada representou um desafio adicional, pesando um total de 22 quilos devido aos alimentos e roupas que ele transportava. “A dificuldade maior para fazer o Caminho da Fé foi o peso que a bike. Como eu estava fazendo sozinho, sem apoio, levava também alimentos, roupas, então ficou bem pesado”, relata.

Após passar o feriado em Aparecida, Beletato se prepara para retornar. Ele planeja pegar um ônibus até Campo Mourão e, de lá, pedalar mais 60 km até sua cidade. “Gostaria de agradecer todos que contribuíram para a viagem e também fizeram orações. Muitas pessoas me mandavam mensagens de incentivo”.

Casado e pai de dois filhos, uma menina de 7 anos e um menino de 12, Beletato acredita que sua jornada oferece um exemplo positivo não apenas para sua família, mas para toda a sociedade. “Um exemplo de fé, esperança e amor ao próximo. Nós temos tudo em casa, mas tem muitas pessoas que passam necessidades e também trazer um pouco de fé e esperança para essa nossa sociedade tão cheia de ódio e violência nos dias atuais”, finalizou.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas