Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Acesf prepara cemitérios de Umuarama para o Dia de Finados; limpeza poderá ser feita até dia 1º

No dia 2 de novembro haverá missa às 9h em frente ao Cemitério central

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Acesf prepara cemitérios de Umuarama para o Dia de Finados; limpeza poderá ser feita até dia 1º
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 17 de outubro de 2023 às 17h33 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 23h11

A Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Umuarama (Acesf) está com quase tudo encaminhado para o Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro. Responsável por quatro cemitérios na cidade, a Acesf está realizando obras de readequação, contenção de enxurrada, reformas de calçadas, pintura, plantio de grama e poda de árvores no Cemitério central.

O diretor presidente da Acesf, Alexandre Maroto, ressaltou a importância das famílias esteraem atentas às datas para os reparos. “Para revestimento de túmulo, pedreiros e marmoreiros têm até o dia 19. A limpeza vai até dia 1º de novembro”, afirma.

No Dia de Finados, haverá uma missa às 9h em frente ao Cemitério central, presidida pelo padre Valdomir Almeida Machado da Paróquia Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Tendas serão montadas, e o cemitério estará aberto para visitação das 7h às 19h, nos dias que antecedem a data das 7h30 às 18h.

Também é importante que os visitantes evitem deixar sacolas e embalagens espalhadas pelo local, conforme orientação da Acesf, e que os vasos sejam furados para prevenir o acúmulo de água e o surgimento de focos do mosquito da dengue. Nos Cemitérios dos Distritos de Lovat, Santa Elisa e Serra dos Dourados, a visitação ocorrerá das 7h às 19h, mas não haverá missa.

A venda de produtos em frente aos cemitérios será permitida. Os ambulantes interessados têm até o dia 27 de outubro para obter um alvará, que deve ser solicitado no setor de posturas da prefeitura.

Além das melhorias para o Dia de Finados, a prefeitura de Umuarama está ampliando o Cemitério Municipal, acrescentando 9600 metros de área lateralmente, entre o Cemitério e o Ginásio de Esportes Amário Vieira Costa. Esta expansão permitirá a criação de aproximadamente 1.000 novos túmulos e cerca de 700 gavetas.

“Está tudo bem encaminhado. Estamos fazendo a terraplanagem para poder fazer as galerias de águas, meio fio e asfalto. O espaço deverá ser suficiente para mais três ou quatros anos”, afirma. “Se tudo der certo, em no máximo dois meses, estará pronto”, completa.

Paralelamente, está sendo construído um novo cemitério particular na saída para Xambrê, possivelmente com um crematório. Ainda não há previsão de quando deverá entrar em funcionamento.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas