Redação Publisher do OBemdito

Secretaria de Saúde de Umuarama monitora aumento de casos de covid na cidade

Secretaria Municipal de Saúde está monitorando epidemiologicamente o aumento no número de casos de covid-19 em Umuarama, observado desde o […]

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Secretaria de Saúde de Umuarama monitora aumento de casos de covid na cidade
Redação - OBemdito
Publicado em 17 de outubro de 2023 às 12h26 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 23h13

Secretaria Municipal de Saúde está monitorando epidemiologicamente o aumento no número de casos de covid-19 em Umuarama, observado desde o final de setembro. Nesta terça-feira (17) foram mais 13 novas confirmações, sendo sete mulheres, cinco homens e mais uma criança (uma menina de 7 anos, que não tomou nenhuma dose da vacina).

A Coordenadoria do Programa de Imunização relata que os casos são, em sua maioria, bastante leves, porém o setor está em alerta. Entre as ações que o departamento definiu está o reforço na aplicação de vacinas, que agora passou a ser diário em todas as unidades de saúde do município.

“É a melhor forma que conseguimos para aumentar a imunidade das pessoas contra o coronavírus. Comprovadamente as pessoas vacinadas têm sintomas muito leves, como se fosse uma gripe fraca. Quase todas as pessoas que precisaram ser internadas, em enfermarias ou UTIs, não tinham tomado nenhuma dose de imunizantes ou então haviam tomado uma ou duas doses no máximo”, pontua Rafaella Naves, coordenadora do Programa de Imunização da SMS.

Ela destaca ainda que a SMS está analisando os fatores determinantes das enfermidades, os danos à saúde e os eventos associados à saúde coletiva, como forma de propor, caso necessário, medidas específicas de prevenção e controle para a erradicação da doença. “Em 17 dias de outubro já atingimos o mesmo número de casos de todo de setembro, o que projeta um aumento de 100%. O total de pessoas em isolamento domiciliar também tem aumentado e hoje são 35 pacientes (25 casos ativos/confirmado e mais 10 suspeitos)”, detalha Rafaella.

Em 290 dias de 2023, 1.564 cidadãos foram diagnosticados com covid-19, sendo 935 mulheres (60%), 589 homens (38%) e 40 crianças (2%). Desde o início da pandemia, em março de 2020 (são quase 44 meses), 42.832 pessoas foram identificadas com a doença e deste total 42.436 se recuperaram.

Um homem de 70 anos, que está em tratamento de câncer e tomou uma dose da vacina, segue internado na enfermaria do Hospital Uopeccan – ele está em isolamento e seu quadro clínico geral é estável. O total de óbitos nesse período é de 360, sendo que última morte foi registrada no início de janeiro deste ano. A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) continua classificando Umuarama com bandeira verde, quando o risco de contaminação é considerado baixo.

(Assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas