Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Instituto Nacional de Meteorologia divulga alerta de tempestades para Umuarama e região

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu avisos amarelo e laranja que sinalizam a probabilidade de tempestades em Umuarama e […]

Imagens: Inmet
Instituto Nacional de Meteorologia divulga alerta de tempestades para Umuarama e região
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 19 de outubro de 2023 às 12h15 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 23h03

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu avisos amarelo e laranja que sinalizam a probabilidade de tempestades em Umuarama e região nesta quinta-feira (19) e sexta-feira (20).

O aviso amarelo do Inmet permanecerá em vigor até as 21h desta quinta-feira e aponta para um perigo potencial. Neste período, a chuva pode atingir valores entre 20 e 30 mm/h, ou até mesmo 50 mm/dia, acompanhada por ventos intensos variando entre 40-60 km/h, e a possibilidade de queda de granizo. De acordo com o instituto, há um baixo risco de interrupções no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

O aviso laranja entrará em vigor às 00h01 de sexta-feira e se estenderá até as 10h, confirmando a possibilidade de vendavais atingirem velocidades entre 30 e 60 mm/h, ou até 50 e 100 mm/dia. Além disso, são esperados ventos intensos, variando de 60-100 km/h, e a chance de queda de granizo. Neste cenário, o risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, prejuízos às plantações, quedas de árvores e alagamentos é significativo.

Recomenda-se que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar sob árvores, pois existe risco de queda e descargas elétricas, e evitem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. É aconselhável desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se possível. Para obter informações adicionais e orientações, é recomendado entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

As áreas afetadas por esses avisos incluem Serrana, Oeste Catarinense, Noroeste Rio-grandense, Centro Ocidental Paranaense, Noroeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Sudeste Paranaense, Centro-Sul Paranaense, Norte Catarinense, Nordeste Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense, Sudoeste Rio-grandense e Centro Oriental Paranaense.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas