
Estudantes jovens e adultos tiveram uma série de atividades na Semana do Idoso
Um projeto realizado na Escola Municipal Papa Pio XII envolveu alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em alusão […]


Um projeto realizado na Escola Municipal Papa Pio XII envolveu alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em alusão ao Dia Internacional do Idoso, comemorado anualmente em 1º de outubro. Instituída em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data tem como objetivo sensibilizar a sociedade para questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.
Para comemorar a data, alunos da EJA da Escola Papa Pio XII participaram de ações previstas no projeto “O bem viver na EJA”, que contou com uma semana repleta de atividades envolvendo os estudantes em roda de conversas e entrevista realizadas por estudantes do 4º e 5º ano, com o objetivo de valorizar e evidenciar as potencialidades de cada um e suas experiências, adquiridas ao longo da vida.
“Tivemos ainda palestras e o Dia da Beleza, com manicure e cabeleireira. O objetivo do projeto é valorizar e compartilhar experiências, favorecendo a convivência e a qualidade de vida dos mais idosos, especialmente os que ainda buscam perspectivas por meio da educação de jovens e adultos que é oferecida pelo município”, comentou a secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso.
Também foi apresentado para discussões o Estatuto do Idoso, documento que elenca os direitos e deveres da pessoa idosa, realizado um círculo do diálogo sobre como os alunos gostariam de ser tratados e valorizados na terceira idade, ainda um café literário com declamações de poesias e contação de histórias.
A programação encerrou com uma sessão de ‘Cinema na Escola’ com as exibições do filme “Cartas para Julieta”, que narra a força de um amor que resistiu ao tempo, e do documentário “Envelhescência”, que relata a história de idosos que vivem a vida de maneira plena, cheia de atividades e com bom humor.
(Assessoria PMU)