Redação Publisher do OBemdito

Reunião técnica aponta caminhos para o aumento da produção de leite em Umuarama

Em reunião técnica na tarde desta terça-feira (24), no anfiteatro da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Agricultura anunciou a retomada […]

Foto: Assessoria PMU
Reunião técnica aponta caminhos para o aumento da produção de leite em Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 24 de outubro de 2023 às 19h21 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 22h42

Em reunião técnica na tarde desta terça-feira (24), no anfiteatro da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Agricultura anunciou a retomada da assistência técnica aos pequenos produtores de leite.

O secretário João Megda e o prefeito Celso Pozzobom reforçaram o apoio do município para a melhoria da qualidade e o aumento da produtividade oferecendo orientações, acompanhamento técnico e distribuição de insumos para atender dezenas de produtores.

O novo contrato prevê, inclusive, o acompanhamento dos rebanhos com um profissional médico veterinário. “O serviço será prestado pelos técnicos da IGP Consultoria Agropecuária, empresa de inovação, gestão e planejamento rural contrata pelo município. Os produtores podem ficar tranquilos que vamos prestar toda assistência para aumentar, melhorar a eficiência e a sanidade, inclusive com a reprodução”, afirmou João Megda.

O prefeito Celso Pozzobom comentou que a assistência faz grande diferença na produtividade. “Os produtores são dedicados e se empenham no trato. Com as orientações adequadas e os incentivos que o município oferece, podemos esperar bons resultados. Umuarama precisa recuperar espaço na produção leiteira que, infelizmente, vem caindo ano após ano”, lamentou. “Mas vamos trabalhar para reverter essa situação”, disse.

Umuarama conta hoje com cerca de 300 produtores de leite, muitos já associados a cooperativas da região. Com uma produtividade maior, a cidade se torna mais atrativa para unidades de processamento e pode desenvolver cooperativas próprias, “mas tudo isso depende da organização e união dos produtores, com o apoio do município e também do Estado. Este é um setor que tem muito potencial de crescimento”, completou o secretário.

Na reunião técnica foram apresentados números do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), que reforçam a importância da pecuária leiteira no desenvolvimento econômico regional. A bovinocultura é uma das principais atividades econômicas em 12 cidades da microrregião. Apenas em Umuarama são 67 mil hectares de pastagens (de um total de 105 mil ha de área agricultável), que abrigam cerca de 125 mil cabeças de gado – das quais 18.764 integram a pecuária de leite.

A atividade teve um faturamento de R$ 51 milhões no período 2021/2022, atrás apenas da mandiocultura, da avicultura e da bovinocultura de corte. Apesar disso, a produção leiteira vem caindo de forma constante desde 2018 – quando Umuarama produziu 27 milhões de litros/ano – para em torno de 19.633 milhões de litros no ano passado, acompanhando o recuo registrado na produção regional, que no mesmo período caiu de 190,6 milhões para 170,8 milhões de litros/ano.

A região de Umuarama ocupa o 10º lugar no Estado, respondendo por 3,88% da produção de leite no Paraná. Além dos incentivos do município, outras ações que podem desenvolver o setor, com o apoio do Estado, são o cadastramento dos produtores de leite, mapeamento das propriedades leiteiras, cadastramento dos rebanhos, programas de melhoria genética e da qualidade do leite, o crescimento de produção a organização dos produtores.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas