Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Usina de biodiesel Petrobio recebe autorizações para começar a operar em Umuarama

A expectativa é de início da operação em 20 dias

Fotos: Petrobio Combustíveis
Usina de biodiesel Petrobio recebe autorizações para começar a operar em Umuarama
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 25 de outubro de 2023 às 20h46 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 22h37

Foram publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira (25) as autorizações para a Petrobio Combustíveis comece a operar. A usina de biodiesel está localizada na avenida Naga (Parque Industrial II) em Umuarama e terá capacidade de produção de 100 mil litros de biodiesel por dia – ou cerca de 2,5 milhões de litros por mês –, tudo realizado com equipamentos de alta tecnologia.

A usina vai produzir e distribuir o biocombustível renovável menos poluente do mercado: o biodiesel. A unidade pode receber gorduras animais (sebo) e vegetais e as transformar em biodiesel.

OBemdito conversou com Gabriel Nascimento Matos, gerente da Petrobio. Ele explicou que a unidade está pronta e agora aguarda a implantação do sistema para liberar de gerenciamento. Com a liberação pela ANP (Agência Nacional do Petróleo), ainda restam também alguns outros trâmites burocráticos. A expectativa é de início da operação em 20 dias.

Um deles é a aquisição de insumos. Matos disse inicialmente a unidade irá receber óleo/gordura vegetal e atuará com 50% da capacidade de produção diária. Com o passar do tempo a meta é atingir a capacidade total.

São 7 funcionários e a Petrobio produzirá biodiesel, que é um aditivo para o diesel – o diesel comercializado no Brasil recebe uma mistura de até 12% de biodiesel. Desta forma, a produção de Umuarama será entregue diretamente em distribuidoras da região, para ser misturada ao combustível veicular.

A gordura vegetal utilizada na produção é proveniente de cooperativas. O gerente informou que também pode ser utilizado óleo de cozinha usado, o que deve ser feito em uma etapa posterior. A ideia é a abertura de outra empresa que fará a coleta desse óleo usado para posterior beneficiamento.

Quem tiver interesse em obter mais informações pode acessar o site da usina Petrobio (clique aqui).

(Reportagem: OBemdito, com Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas