Graça Milanez Publisher do OBemdito

Body piercer de Umuarama está entre os mais conceituados do Estado

Movido a sonhos e paixão pelo que faz, Filipi Manson trouxe para cá troféu de um importante evento internacional

Filipi Manson exibe o mais recente troféu: conquista reflete seu interesse em evoluir na profissão. (Fotos: Danilo Martins/OBemdito)
Body piercer de Umuarama está entre os mais conceituados do Estado
Graça Milanez - OBemdito
Publicado em 28 de outubro de 2023 às 14h59 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 22h26

Entusiasmo borbulha nele. Basta uma conversa rápida para ser contagiado com seu alto-astral. Filipi Manson, 32 anos, profissional que se destaca no rol dos que dominam a técnica de colocação de piercing – ele é um body piercer ou, traduzindo, um perfurador de corpo – viu neste nicho de mercado de trabalho um jeito de aliar paixão e vocação.

Tanto investiu em aprendizado que resolveu empreender na área. E os resultados positivos começam a surgir com rapidez: da quinta edição do ‘Tatuador de Ouro’, evento internacional ocorrido recentemente em Jaraguá do Sul/SC, trouxe para Umuarama o troféu de terceiro colocado na categoria ‘Melhor Piercing Exótico’. “É um prêmio muito importante para mim, pois a concorrência foi grande”, exclama. “Ainda estou comemorando”, emenda.

Filipi conta que o fascínio no mundo do piercing começou quando era adolescente. O garoto serelepe já tinha propensão para tal, digamos, aventura. “Comecei a usar piercing com 12 anos; com 13, eu mesmo me perfurava e também colocava nos amigos”. Até que resolveu se embrenhar nesse segmento.

Aos 17 anos, começou a carreira como auxiliar do famoso André Mattoso, pioneiro nesse ramo, em Umuarama. Lá ficou por dez anos. “Aprendi muito com ele e sou grato por isso”. Tentou continuar o trabalho no Rio de Janeiro [em 2015], a convite de um amigo. “Ele disse que, com meu talento, eu ia ganhar muito dinheiro lá… Não ganhei! Tinha que batalhar muito, mas muito, para ganhar o que eu ganho aqui, por isso desisti”, conta.

De aprendiz a empreendedor: Filipi Manson tem vários cursos de capacitação na área que atua

O próximo grande passo foi abrir seu estúdio, que leva seu nome. OBemdito foi conhecer o ambiente, que emana cheiro bom. Conforme as normas, o estúdio de piercing tem que ser tão limpo quando um consultório dentário. O do Filipe é assim: o branco reluz, refletindo assepsia, é bem iluminado e conta com um conjunto de aparelhos modernos, incluindo os de esterilização.

Aprimorando o aprendizado: Filipi Manson atualmente cursa a faculdade de Biomedicina

Depois, investiu em aparelhos de laserterapia, um deles o revolucionário Therapy EC. É que ele também faz remoção de tatuagem e de micropigmentação de sobrancelha [fez curso em São Paulo para se capacitar]. “Sou uma pessoa muito proativa! Meu leque de serviços é bem diversificado”, orgulha-se.

Na área de laserterapia, Filipi Manson é um dos mais conceituados do Paraná

E deve aumentar ainda mais nos próximos anos. Filipe, que já tem mais de vinte certificados no currículo, está cursando a faculdade de Biomedicina e, ao mesmo tempo, se capacitando em Auriculoterapia. “Quero fazer muito mais daqui para frente!”, promete. “Logo vou comprar um refletor cirúrgico para incrementar ainda mais meu estúdio e tenho muitos outros planos em mente… Deus vai abrindo caminho!”

“Sou uma pessoa proativa”, diz Filipi Manson

Tudo fashion!

Se piercing é uma expressão pessoal, Filipi está totalmente dentro do conceito. Atualmente carrega no corpo 14: na orelha, nariz, boca e mamilo. Mas já teve 33. “O piercing dá um up fashion no visual”, defende o body piercer, que usa o apelido como sobrenome.

Na área de laserterapia, Filipi Manson é um dos mais conceituados do Paraná.

Seu nome de batismo é José Filipi Cardozo Vasques, mas adotou Filipi Manson. O Manson vem do excêntrico cantor americano Marilyn Manson. “Eu era superfã dele… Imitava seus looks e por isso meus amigos começaram a me chamar assim; gostei e adotei”. Já o Filipi assim, com três ‘is’, foi por conta dos pais religiosos. “É como está na bíblia”, assegura.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas