Redação Publisher do OBemdito

Comitê intersetorial dá mais um passo para a instalação de rota acessível em Umuarama

O comitê intersetorial de elaboração do Plano Municipal de Rotas Acessíveis de Umuarama realizou há alguns dias a sua terceira […]

Foto: Assessoria
Comitê intersetorial dá mais um passo para a instalação de rota acessível em Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 3 de novembro de 2023 às 14h18 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 22h04

O comitê intersetorial de elaboração do Plano Municipal de Rotas Acessíveis de Umuarama realizou há alguns dias a sua terceira reunião para discutir detalhes do projeto. O encontro teve a apresentação de uma minuta para a elaboração do decreto municipal que vai regulamentar a implantação das rotas acessíveis na cidade.

Além disso foi apresentado o projeto para a primeira rota acessível, que será implantada ligando o Centro Cívico à região do Colégio Estadual Professor Paulo Alberto Tomazinho, onde funciona a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadevi).

“Discutimos algumas propostas para execução do projeto, com a finalidade de dar uniformidade ao passeio público, e demais critérios legais a serem exigidos dos munícipes, como a padronização das áreas de calçamento público na área central do município”, explicou a arquiteta especializa em trânsito Regina Duarte Gomes, da Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram).

A rota acessível vai melhorar a acessibilidade no deslocamento de pedestres e pessoas com deficiência, integrado o percurso ao sistema de transporte coletivo. O prefeito Celso Pozzobom tem demonstrado grande interesse pelo projeto, reafirmando a importância da ampliação das rotas para outros locais de grande interesse público. O prefeito está solicitando recursos de um fundo federal para financiamento de obras.

O secretário de Segurança, Valdecir Capelli, lembra que a finalização do projeto e apresentação em audiência pública deve ocorrer ainda neste ano. “Queremos iniciar o quanto antes as obras de adequação, com o apoio do prefeito, e estender as rotas para outras regiões da cidade no ano que vem”, apontou.

Ao final da reunião, por volta das 11h, os membros do comitê decidiram solicitar mais prazo ao Ministério Público para a execução do modelo de rota acessível, a fim de adequá-lo com todos os critérios de acessibilidade, segurança do pedestre, mobilidade e sustentabilidade urbana. Também participaram da reunião o diretor da Guarda Municipal, inspetor Valdiney Rissato, e o diretor da Divisão de Trânsito (Umutrans), Clemente Galvão de Almeida.

(Assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas