
Após mudar para Umuarama, administradora de empresas descobre paixão pela confeitaria
Além do sabor, os bolos de Kelia são elogiados por seu trabalho artístico e criação, que são possíveis graças ao uso de ingredientes e materiais específicos


A administradora de empresas, Kelia Mota, 34 anos, há cerca de três anos, decidiu se aventurar na confeitaria, e o que começou como um passatempo tornou-se sua paixão. Após fazer alguns cursos, atualmente, ela produz em média cinco bolos por semana, sempre por encomenda.
Esposa de um servidor público federal e mãe de dois meninos, de 3 e 7 anos, Kelia compartilha que seu interesse pela confeitaria surgiu quando se mudou para Umuarama em 2020, em busca de uma melhor qualidade de vida para acompanhar o crescimento dos filhos em casa.
“Eu sempre fazia docinhos para os aniversários das crianças e do meu marido, mas eram bolos simples. Então, decidi me aprofundar na confeitaria, buscando receitas no YouTube. Inicialmente, fiz bolos para minha irmã, meu cunhado, e até para um noivado. Porém, eu sentia que faltava algo, principalmente nas massas e nos recheios”, relata Kelia.
Além do sabor, os bolos de Kelia são elogiados por seu trabalho artístico e criação, que são possíveis graças ao uso de ingredientes e materiais específicos. Ela destaca o uso do buttercream, um creme de manteiga, que é menos comum no Brasil e mais associado aos Estados Unidos.

“É uma cobertura pouco utilizada no Brasil, comum nos Estados Unidos. Após pesquisar na internet, fiz um curso e adotei essa técnica. Em Umuarama, encontrei apenas uma pessoa que a utilizava, mas não atendia à proposta que eu tinha em mente. Desde então, comecei a divulgar meu trabalho e a aceitar encomendas”, diz Kelia.
Ao contrário de padarias, confeitarias e supermercados que vendem bolos por peso, Kelia adota uma abordagem de preços variáveis de acordo com o tamanho do bolo. Ela oferece quatro tamanhos: mini, P, M, G e GG, com valores médios em torno de R$ 160.

Kelia observa que sua clientela principal são as mães que desejam bolos personalizados para os aniversários de seus filhos. “Quando éramos crianças e íamos a festas de aniversário, a estrela da festa era o bolo. No entanto, atualmente, muitas festas infantis usam bolos falsos e padronizados. Aqui, os clientes têm a opção de escolher e eu crio algo personalizado”, detalha.

Além de reviver as memórias de infância, Kelia consegue equilibrar sua paixão com a dedicação à família. “Aqui eu sou completa e muito feliz com o que faço”, afirma.
Para as festas de fim de ano, Kelia planeja expandir sua produção e aceitar encomendas para festas natalinas. “Vou começar a produzir em novembro e documentar tudo. Minha intenção é disponibilizar as opções para encomenda no meu Instagram a partir do dia 3 de dezembro”, planeja.
Quem desejar conhecer melhor o trabalho de Kelia e fazer encomendas pode acessar seu perfil no Instagram, Kelia Mota Bolos Artesanais, ou entrar em contato pelo telefone (44) 88314242.


