
Festa temática resgata memórias do passado e anima idosos de Umuarama e região
Cerca de 70 pessoas atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Idoso (SCFVI) da Secretaria Municipal de […]


Cerca de 70 pessoas atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Idoso (SCFVI) da Secretaria Municipal de Assistência Social participaram na última terça-feira (31), da Festa na Roça 2023, realizada pelo Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), com o apoio da Prefeitura de Umuarama.
A festança começou por volta das 9h, no anfiteatro do Sest/Senat, e além de música, dança e muita animação, os participantes tiveram serviços de saúde (aferição da pressão arterial e testes de glicose/diabetes).
“Fomos parceiros na organização deste evento, coordenado com maestria pela equipe do Sest/Senat. O SCFVI colaborou com o preparo do cachorro-quente, divulgação e transporte das pessoas idosas atendidas pelo serviço”, informou a coordenadora do SCFVI, Débora da Mata, que na ocasião representou o prefeito Celso Pozzobom e o secretário da Assistência Social, Amós Westphal.
Participaram cerca de 210 idosos, vindos do SCFVI, do Sest/Umuarama, da cidade de Maria Helena e também da Academia da Saúde (que funciona junto à UBS Cidade Alta), animados pelo promotor de esporte do Sest/Senat, Rafael Catharini. Objetivo da festa foi uma alusão ao Dia Nacional do Idoso (01/10), encerrando a programação realizada em outubro, que é o mês voltado à saúde do idoso.

“Trouxemos para eles essa oportunidade de convivência, socialização e interação dentro do projeto Vida em Movimento, do Sest/Senat – voltado à terceira idade – que ao longo do ano conta com ações direcionadas aos idosos, com palestras e festas. A parceria reúne o Sest/Senat e as entidades para promover atividades para e este dia especial, que permitiu partilhar histórias, companheirismo e diversão, por isso o tema ‘Festa na roça’, para proporcionar alegria”, afirmou Rafael.
A parceria, encabeçada pelo Sest/Senat, teve durante o ano festa junina, palestra sobre envelhecimento saudável e agora a festa temática relembrando costumes, comidas e objetos do passado. “Este evento encerra o mês do idoso, no qual tivemos uma série de ações para este público, resgatando vivências e fortalecendo vínculos”, comentou Débora da Mata.



(Reportagem: Assessoria PMU)