
Ema macho acompanhado de 20 filhotes é filmado por morador de Serra dos Dourados
Uma ninhada de 20 filhotes acompanhados por um macho de ema foi avistada na tarde desta quarta-feira (8) por Márcio […]


Uma ninhada de 20 filhotes acompanhados por um macho de ema foi avistada na tarde desta quarta-feira (8) por Márcio Vessoli, 35 anos, também conhecido como Tucura, morador de Serra dos Dourados. O avistamento ocorreu enquanto ele se dirigia para fazer uma entrega, entre a localidade de Roberto Silveira e a usina do município.
Ao compartilhar sua experiência, Tucura descreveu o encontro com entusiasmo: “Estava indo fazer uma entrega quando cheguei no trevo que leva à estrada União e avistei da rodovia esse grupo de animais. Outro caminhão seguia atrás de mim e parei para que a carreta não passasse por cima deles. Foi uma visão muito bonita, fazia tempo que não via um grupo desse tamanho”.
O morador de Serra dos Dourados mencionou que já havia encontrado emas em ocasiões anteriores, porém, não havia conseguido registrá-las em vídeo. Desta vez ele teve sucesso ao salvar os animais e filmar a cena, na qual se pode observar o macho de ema conduzindo o grupo filhotes.
Curiosidade
As emas apresentam comportamentos reprodutivos singulares. O macho, líder do grupo, exclui seus competidores e forma um harém composto por 3 a 6 fêmeas, as quais depositam seus ovos em um ninho comum, uma cavidade rasa no solo. A postura varia de 20 a 30 ovos elípticos esbranquiçados, com aproximadamente 600g cada. A incubação é realizada pelo macho, que se dedica a esse processo por cerca de 40 dias, além de cuidar dos filhotes. Aos seis meses, os filhotes já atingem o tamanho de uma fêmea adulta.
A espécie é reconhecida como a maior ave do Brasil, possui altura de 1,50 m e peso em torno de 25 quilos. Apesar de suas asas generosas a ema não possui habilidade de voo, utilizando-as para equilíbrio e mudança de direção durante a corrida. O período reprodutivo tem início em outubro.