
Encontros proporcionam diálogo entre familiares e amigos dos idosos e buscam prevenir o isolamento
A equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoas Idosas (SCFVI) realizou recentemente dois encontros com familiares […]


A equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoas Idosas (SCFVI) realizou recentemente dois encontros com familiares e amigos das pessoas atendidas, a primeira no distrito de Serra dos Dourados e a outra em Umuarama.
A finalidade dessas intervenções é promover um espaço de escuta e acolhida para os familiares, promovendo o diálogo sobre os desafios da convivência intergeracional.
“Também buscamos ressaltar possibilidades de qualificar os vínculos familiares, fortalecendo a relação, o diálogo e o sentimento de pertencimento e confiança da família”, explicou a coordenadora do SCFVI, Débora da Mata.
O primeiro encontro aconteceu em uma sala do Colégio Estadual Lourenço Filho, em Serra dos Dourados, e o outrono auditório do Centro da Juventude. Participaram ao todo 87 pessoas, entre familiares, amigos e vizinhos convidados pelas pessoas idosas que frequentam o serviço.
O SCFVI, que integra e complementa os serviços ofertados no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), além de ofertar as oficinas de convivências e rodas de conversa para as pessoas idosas, “atende as famílias em suas fragilidades relacionais e sociais, visando o fortalecimento do vínculo protetivo familiar”, acrescentou a coordenadora.
Os maiores objetivos do serviço são prevenir o isolamento social e a institucionalização das pessoas idosas, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária.
“Os encontros foram fundamentais para aproximar o SCFVI e os familiares, fortalecendo assim a rede de apoio e cuidado tão necessário para garantir o bem-estar e a dignidade das pessoas idosas atendidas”, completou o secretário municipal de Assistência Social, Amós Westphal.
(Com informações assessoria PMU)