
Viadutos da PR-323 em Umuarama homenageiam Dr. Wilson Nelli e João Cione Netto
Durante a inauguração da duplicação, o governador fez questão de ressaltar a importância das homenagens


Os dois viadutos no trecho urbano de Umuarama da PR-323 inaugurado na tarde desta sexta-feira (10), pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, receberam o nome de João Cione Netto e de Dr. Wilson Nelli. Os viadutos estão localizados no antigo trevo do Gauchão e no trevo de acesso à Mariluz (PR-468), e compõem o conjunto de obras que integra a duplicação de 4,4 quilômetros da rodovia.
Durante a entrega, o governador fez questão de ressaltar a importância das homenagens, destacando que os pioneiros contribuíram para a construção da maior cidade da região. “É uma alegria para mim estar aqui hoje e homenagear estas duas pessoas que fizeram muito por Umuarama e pela região Noroeste”, afirmou.
Familiares de Nelli e Cione estavam presentes acompanhando a inauguração da obra e ficaram emocionados com o tributo.
Os homenageados são pessoas de grande relevância para a história local. João Cione Netto, falecido em 2019, era natural de São Paulo, mas possuia raízes profundas entre os paranaenses. Foi vereador por três vezes, prefeito de Umuarama por duas vezes e deputado estadual por um mandato. Fez história no município e foi exemplo até o fim de sua vida, quando, longe da política e morando na capital do Paraná, se dedicou a evangelizar e pregar a Bíblia nos hospitais e presídios de Curitiba.
Já o Dr. Wilson Nelli foi um pioneiro na área da medicina. Em uma cidade referência em atendimento na área da saúde, o saudoso médico e humanista foi o fundador do Hospital Nossa Senhora Aparecida. Foi um grande defensor da vida e dos serviços de qualidade na saúde, deixando sua marca em muitas gerações de umuaramenses pela profissionalização e humanização naquilo que teve como missão e desenvolveu com excelência. Dr. Wilson Nelli atuou mais de 50 anos na cidade e faleceu em 2012.
Duplicação da PR-323
A duplicação do trecho urbano da PR-323 era uma demanda antiga da população de Umuarama. A obra teve início em 12 de março de 2021. Além do trecho duplicado, também foram implantadas novas vias marginais. Ao todo, foram investidos R$ 66,1 milhões, viabilizados através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O trecho duplicado também receberá em breve duas passarelas, as quais já foram autorizadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior para serem licitadas, além da iluminação, que também será instalada em breve.