
Instituto Nossa Senhora promove ações para a saúde dos homens no Novembro Azul
O Instituto Nossa Senhora Aparecida (Insa) está comprometido com a campanha do Novembro Azul, cujo propósito é disseminar informações sobre […]


O Instituto Nossa Senhora Aparecida (Insa) está comprometido com a campanha do Novembro Azul, cujo propósito é disseminar informações sobre a saúde masculina e reforçar as diretrizes do Ministério da Saúde para prevenir, diagnosticar precocemente e monitorar o câncer.
Leticia Kruger Zocolotti Rebello, diretora de assistência à saúde, explicou que durante este mês o Insa realizará uma série de atividades, como palestras, intervenções no local, sessões terapêuticas para homens com a psicóloga do Insa Daisy Neufeldt de Almeida, cafés, orientações sobre cuidados e exames em colaboração com a Comissão de Humanização do Insa e a Universidade Paranaense (Unipar).
A coordenação dos exames está sob responsabilidade da professora, enfermeira e responsável técnica da Unipar, Aline Sayuri, que trabalha em conjunto com acadêmicos do curso de enfermagem da instituição.
“No dia 2 de dezembro, teremos também uma campanha na Unipar, no centro de saúde escolar, em que os homens poderão chegar, solicitar os exames e fazer o toque. Esta também é uma parceria com o Insa. Independentemente de ser o mês da campanha ou não, seja outubro rosa ou novembro azul, se for necessário realizar os exames, faremos a coleta a qualquer momento. É uma ação contínua”, explicou.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre homens em todas as regiões do país, ficando atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. As projeções para 2023 até 2025 apontam para 71.730 novos casos anuais de câncer de próstata no Brasil. Atualmente, esta doença é a segunda causa de morte por câncer em homens, destacando sua relevância epidemiológica no país.
A idade é o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata, afetando predominantemente homens a partir dos 60 anos. Outros fatores de risco incluem histórico familiar da doença antes dos 60 anos e a obesidade em tipos avançados de câncer. Destaca-se também a exposição a agentes químicos relacionados ao ambiente de trabalho, contribuindo para 1% dos casos de câncer de próstata.

O INCA enfatiza a importância de os homens estarem atentos a quaisquer irregularidades no corpo e buscarem os serviços de saúde o mais rapidamente possível para realizar um diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Esta iniciativa do Insa surge após o mês do Outubro Rosa, no qual várias ações foram empreendidas para prevenir e conscientizar sobre o câncer de mama, com o objetivo de divulgar informações sobre a doença e reforçar as recomendações do Ministério da Saúde para a prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento.


