
Umuarama: Vigilância abre inscrições para curso grátis de manipulação de alimentos
A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) de Umuarama acaba de abrir inscrições para nova turma para o curso ‘Boas […]


A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) de Umuarama acaba de abrir inscrições para nova turma para o curso ‘Boas Práticas na Manipulação de Alimentos’, coordenado e ministrado pela nutricionista Fernanda Bertelis Merlini, com duração de seis horas, divididas entre os dias 5 e 6 de dezembro.
Foram disponibilizadas 40 vagas e podem participar trabalhadores da área de alimentos que tenham no mínimo 16 anos. A capacitação é totalmente gratuita e as aulas vão ser no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
O secretário municipal de Saúde, Edson Santos Souza, destaca que o curso é uma exigência da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a todos os profissionais (empresários ou funcionários) que trabalham com manipulação de alimentos.
“Todos os detalhes constam na Resolução da Diretoria Colegiada n° 216/2004 (RDC 216/2004), cujo foco principal é a preocupação que se deve ter com as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), que são aquelas provocadas pelo consumo de alimentos com micróbios prejudiciais à saúde, parasitas ou substâncias tóxicas”, detalhou.
A Anvisa exige, de quem atua na preparação de gêneros alimentícios para venda ao consumidor, que passem por capacitação oficial sobre técnicas de higiene e padrões de qualidade a respeito dos alimentos.
Claudeni Oliveira Scapolan, coordenadora da Vigilância Sanitária, acrescentou que a decisão de oferecer esse curso também foi tomada após a constatação de que existem muitos profissionais em Umuarama atuando sem a formação comprovada ou desatualizados a respeito das medidas e cuidados necessários.
“Neste momento disponibilizamos 40 vagas, mas temos sempre um cronograma preparado para tentar atender a todos os que necessitam”, garante, indicando que os interessados em fazer o curso de graça por meio da Vigilância Sanitária podem fazer a inscrição pelo WhatsApp (44) 98457-1256.
(Reportagem: Assessoria PMU)