Redação Publisher do OBemdito

Mulher é presa em Umuarama durante operação que mira em organização criminosa da região

6 suspeitos vieram a óbito durante as ações, que estão relacionadas ao confronto que vitimou o cabo Garozi, em Cianorte

Foto: 25º BPM
Mulher é presa em Umuarama durante operação que mira em organização criminosa da região
Redação - OBemdito
Publicado em 16 de novembro de 2023 às 10h30 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 21h17

Uma nova fase da Operação Até o Último Homem foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (16), em Umuarama e em outros 5 municípios da região Noroeste do Paraná, mirando em integrantes de uma organização criminosa que estaria conectada ao confronto que vitimou o cabo Garozi, em Cianorte, no dia 17 de setembro deste ano. Na Capital da Amizade, uma mulher foi presa com drogas e munições.

Ao todo, foram cumpridos 39 mandados de busca e apreensão e 9 mandados de prisão nos municípios de Cianorte, Maringá, Campo Mourão, Paranavaí e Umuarama. As ações contaram com 157 policiais militares e 44 policiais civis de toda a região do 3º Comando Regional.

Até o momento, na região, foram presas 17 pessoas, apreendidas 15 armas de fogo e farta munição de vários calibres, apreendidos e recuperados 6 veículos, apreendidos aproximadamente 16 quilos de drogas e diversos objetos que compõem o inquérito policial instaurado.

Na área de Umuarama, foram 4 alvos cumpridos, sendo que em um deles foram localizadas 4 munições calibre 12 e 579 gramas de substância análoga à crack, sendo presa uma mulher de 25 anos. Não há informações sobre o nível de envolvimento dela com a organização.

Ações, investigações e óbitos

​As investigações iniciaram em setembro deste ano em virtude de diversos crimes violentos praticados pelos integrantes dessa Organização Criminosa, já com histórico de diversas ações no Paraná e fora do Estado.

No dia 14 de setembro, equipes da PM tentaram abordar parte dos integrantes da organização criminosa em Cruzeiro do Sul, onde bandidos teriam reagido à uma abordagem e disparado contra uma viatura da PM, tendo inclusive quase atingido um soldado da PM na cabeça, pouco antes de fugir.

Em continuidade às operações, no dia 17 de setembro, em Cianorte, uma nova tentativa de abordagem a um veículo ocupado por parte dos criminosos foi realizada, onde ocorreu novo confronto armado que acabou ferindo fatalmente o Cabo Reinaldo José Garozi, que morreu no dia seguinte após ser internado em um hospital.

Este mesmo episódio resultou na prisão do motorista do veículo abordado e no óbito de outros dois integrantes, um dentro do carro e outro em um confronto posterior. Dois homens fugiram, porém um veio a óbito em um novo confronto e o último teria conseguido fugir para a região de Umuarama, onde foi auxiliado por várias pessoas até chegar em no município de Ivaté, onde rendeu um avô e neto e os manteve reféns por várias horas, até se render durante as negociações com as forças policiais.

A operação continuou para prender os envolvidos que auxiliaram na fuga do sequestrador e integrantes da organização criminosa. Na última sexta-feira (10), outros 2 integrantes da organização criminosa reagiram à abordagem e morreram em um novo confronto com a Choque, no Contorno Norte de Maringá.

Nesta manhã ocorreu um novo confronto no distrito de São Lourenço, em Cianorte, que resultou em mais um óbito, totalizando 6 mortes de integrantes da organização criminosa.

Confira abaixo o vídeo do promotor José Paulo Montesino, da 5ª Promotoria de Justiça de Cianorte, que falou sobre a nova fase da operação:

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas