
Baixas temperaturas exigem cuidados com cães e gatos que vivem em abrigos
São mais de 1.300 animais entre cães e gatos que hoje vivem no canil


Pensando no frio intenso do próximos dias a Sociedade de Amparo aos Animais (Saau) preparou ambientes com cobertores e mantas para os animais que vivem no abrigo. São mais de 1.300 animais entre cães e gatos. “Aqui nós colocamos dentro do canil mantas e cobertores para os cães ficarem aquecidos nestes dias de baixas temperaturas. Aqui os animias estão protegidos”, disse Ana Maria Polaquini, Presidente da entidade.
Os filhotes de cães ficam todos agasalhados eles usam roupinhas, já os adultos, conseguem tirar e buscam se aquecer de outra forma. “Aqui eles não passam frio, porque nós deixamos tudo preparado para eles. O gatos estão bem amparados também”, lembrou.
Uma das preocupações das entidade são com os cães e gatos que vivem em situação de abandono. “Nós pedimos a conscientização das pessoas para que não abandonem os bichos. A Saau está superlotada e só vai acolher e recolher os animais que estão em situação de risco” destacou.

Para manter a entidade a Saau recebe recursos do governo municipal, mas além disso conta com a ajuda da comunidade. “Nossas doações caíram muito nos últimos dias e por isso fazemos uma apelo às pessoas. Somente para os cães adultos usamos 12 sacos grandes de ração, além dos filhotes e também os gatos que comem diariamente 20 quilos de alimentos”, observou.
Além da ração podem ser doados também produtos de limpeza e cobertores e mantas para proteger.
Uma outra necessidade da instituição são com medicamentos para serem usados nos tratamentos do animais. “Nós precisamos muito de remédios para tratar os cães e gatos. Doxiciclina, complexo de vitaminas, remédios para verme, dipirona 500 mg, cafalexina 500 mg,meloxicam 0,5 mg e 2 mg, além de shampoo medicamentoso para tratar os cachorros que estão com doença de pele, ressaltou a veterinária da Ong.
A Veterinária explicou que medicamentos humanos também podem ser doados, desde que estejam dentro do prazo de validade. As doações podem ser levadas na Saau que fica às margens da PR-482, na saída para Maria Helena.