PCPR na Comunidade oferece serviços de polícia judiciária para a população de Umuarama
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) estará oferecendo serviços de polícia judiciária e orientações à população de Umuarama, na região […]
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) estará oferecendo serviços de polícia judiciária e orientações à população de Umuarama, na região Noroeste do Estado, nos dias 22 a 24 de novembro, na Universidade Paranaense (Unipar), na Praça Mascarenhas de Moraes, nº 4282, no Centro, das 9h às 17h.
A PCPR disponibilizará serviços de polícia judiciária além de pesquisa de percepção de criminalidade e orientações sobre como realizar denúncias, prevenções e quais as medidas que podem ser tomadas ao ser vítima de um crime.
Além disso, serão realizados agendamento para a confecção da 1ª e 2ª via da carteira de identidade. A disponibilização dos serviços visa ajudar a população carente e com dificuldade de acesso.
“O intuito do programa é levar os serviços de polícia judiciária até a população de maior vulnerabilidade social e com dificuldade de acesso”, conta o coordenador do PCPR na Comunidade, João Mario Goes.
Os policiais civis também realizarão atividades lúdicas com as crianças, farão demonstração de perícia papiloscópica e prestarão informações para que a população conheça mais o trabalho realizado pela PCPR.
PCPR NA COMUNIDADE
O PCPR na Comunidade é um projeto que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.
SOLICITAÇÃO
Quem tiver interesse no projeto, pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR irá entrar em contato para alinhar todas as informações e realizar o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas através do site da PCPR.
Os interessados em confeccionar a carteira de identidade, deverão realizar o agendamento prévio, presencialmente, junto a uma das unidades do Centro de Referência de Assistência Social em Umuarama, localizado nos seguintes endereços:
CRAS 1: Rua Sagrada Família 3383 Parque Dom Pedro II
CRAS 2: Rua Frei Caneca 2811
CRAS 3: Avenida Parigot de Souza 3001 na Rua Sagrada Família, 3383 – Parque Dom Pedro II, Umuarama
No evento não serão atendidos menores de 2 anos e maiores de 60 anos. Esses grupos possuem atendimento preferencial no posto de identificação da PCPR e não precisam passar por agendamento prévio. A emissão das segundas vias de carteira de identidade será isenta de custos para os interessados e não será preciso apresentar nenhum comprovante de vulnerabilidade social.
Para a confecção do documento é obrigatório
Para solteiros ou em união estável:
-Certidão de Nascimento original ou cópia autenticada em cartório, devendo estar em bom estado sem rasuras.
-Número do CPF
Para casados ou viúvos:
-Certidão de casamento original ou cópia autenticada em cartório, devendo estar em bom estado sem rasuras.
-Número do CPF
Para desquitados, separados ou divorciados:
-Número do CPF
-Certidão de Casamento com averbação original ou cópia autenticada em cartório, devendo estar em bom estado sem rasuras.
Documentos Opcionais:
• Tipo sanguíneo e fator RH – é necessário apresentar o resultado de exame laboratorial, a caderneta de vacinação e outros documentos similares contendo os dados do requerente, assinatura e registro no órgão de classe específico do profissional responsável pelo exame laboratorial ou pela emissão documento.
• Condições Especiais de Saúde: Apresentar Atestado Médico ou documento oficial que comprove a vulnerabilidade ou condição particular de saúde.
• Inclusão dos símbolos referentes aos casos de pessoas com deficiência: apresentar documentação comprobatória, nos casos de deficiência evidente, exclui-se a necessidade da apresentação de documento comprobatório.
(Reportagem: Assessoria PCPR)





