
Aluno da Escola Cândido Portinari vence concurso de produção de texto do Procon
Lançado no início de agosto, o Programa Procon nas Escolas premiou os alunos da Rede Municipal de Ensino que conquistaram […]


Lançado no início de agosto, o Programa Procon nas Escolas premiou os alunos da Rede Municipal de Ensino que conquistaram os três primeiros lugares no concurso de produção de texto ‘Consumo Consciente’. A cerimônia de encerramento foi realizada na manhã desta quarta-feira (22) no auditório Haruyo Setogutte.
Os vencedores disputaram com quase 1.200 estudantes do 4° ano de 22 escolas municipais (são 51 turmas) e o evento foi realizado em uma parceria entre as secretarias municipais de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Umuarama – por meio da Educon (Escola de Defesa do Consumidor) e de Educação.
“Os alunos deveriam produzir um texto baseado no aprendizado que tiveram do gibi ‘Proconzinho’, produzido pelo cartunista Marcos Vaz, criador do personagem Umuaraminha, onde toda a turminha apresenta o Código de Defesa do Consumidor e fala sobre consumo responsável”, resume Toninho Comparsi, secretário do Procon.
Em 3° lugar ficou o estudante João Gabriel Santos Silva, aluno da Escola Municipal Tempo Integral. Ele ganhou um jogo Banco Imobiliário e sua professora, Iracila Camargo, ganhou um HD externo. O 2° lugar ficou para Giovanna Bischoff Stabelini, da Escola Municipal Malba Tahan. Ela e sua professora Ana Claudia de Matos ganharam um tablet cada. Já o grande vencedor foi o estudante Yuri Henrique Oliveira de Carvalho, da Escola Municipal Cândido Portinari. Aluno e professor Gabriel Leite de Souza ganharam um notebook Samsung cada.
Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, secretária de Educação, comentou que o Programa Procon nas Escolas foi prontamente aceito porque preenche a todos os requisitos que têm como objetivo levar à educação básica a conscientização para o consumo consciente e os cuidados a serem adotados ao contratar um serviço ou comprar um produto.
“Em língua portuguesa, foi trabalhado o gênero textual relato, leitura, compreensão e interpretação de texto – história de quadrinhos – que são muito importantes na questão do multissemiótico, que é a utilização de diferentes linguagens”, observou.
O prefeito Celso Pozzobom elogiou o engajamento de todos os profissionais de educação na realização do projeto, destacando a importância da formação de cidadãos conscientes. “Crianças e adolescentes aprendem e levam a informação a seus familiares. E essa é só uma das muitas vantagens de investir no aprendizado de nossos alunos. Projetos assim, sobre inovação e criação, sempre são muito bem-vindos”, declarou.
Também participaram do evento Jéssica Arckanjo Harmatiuk Vieira, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Luiz Genésio Picoloto, secretário Municipal da Procuradoria-Geral, os vereadores Cris das Frutas, Ana Novais e Mateus Barreto, o comandante do 6° Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, major Andrey Falkner, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Arlindo Vieira dos Santos, e Kesia Meneguel, representando o Núcleo Regional de Educação (NRE).
(Assessoria PMU)