
Umuarama terá uma das madrugadas mais frias do ano nesta quinta-feira
Por volta das 20h desta quarta-feira a sensação térmica era de 7ºC em Umuarama


Os umuaramenses irão encarar uma madrugada gelada e o amanhecer desta quinta-feira (29) ainda mais frio. O instituto de meteorologia Simepar previa -1ºC para a Capital da Amizade por volta das 6h. A previsão do tempo foi revisada e a expectativa é de que a temperatura mais baixa seja na casa de 0 grau às 7h.
Ao longo do dia a máxima não deve passar dos 13ºC e o céu deve ficar encoberto por muitas nuvens. Nesta quarta (28) a temperatura mínima registrada na cidade foi de 4,4ºC às 7h e a sensação térmica de 2ºC às 6h.
Por volta das 20h desta quarta-feira a sensação térmica era de 7ºC em Umuarama, com temperatura em 8ºC, o que já anuncia que as próximas horas serão de frio intenso.
Conforme o Simepar, a intensa massa de ar frio e seco (de origem polar) se estabelece sobre o estado do Paraná nesta quinta-feira e aumenta o frio em todas as regiões. Além disso, o vento perde intensidade, por isso as condições atmosféricas para a formação de geadas se intensificam em todas as conforme mapa abaixo.
De acordo com o meteorologista Samuel Braun, “a presença da massa de ar polar inibiu a elevação mais significativa das temperaturas nesta tarde, com valores máximos abaixo dos 10°C em Guarapuava e Palmas, por exemplo. Vento predominante de sudoeste, com intensidade moderada, ajuda a aumentar a sensação de frio. Nas próximas horas esfria rapidamente, com temperaturas negativas em algumas cidades ainda durante a noite de hoje”.
Na quinta-feira, a massa de ar mais frio e seco manterá a condição de tempo estável em todo o Paraná. Por ser uma forte massa de ar frio, as temperaturas mínimas serão rigorosas entre o período noturno e o amanhecer e, apesar do predomínio de sol em grande parte do Estado, as temperaturas máximas não devem se elevar muito, caracterizando assim um dia de frio intenso sobre o Paraná. As condições atmosféricas também serão favoráveis para a ocorrência de geadas amplas sobre o Estado.

