Umuaramense celebra sucesso em cirurgia bariátrica realizada no Instituto Nossa Senhora
O Instituto Nossa Senhora Aparecida (Insa) vem realizando cirurgia bariátrica by-pass desde que apresentou sua nova equipe em outubro desse […]
O Instituto Nossa Senhora Aparecida (Insa) vem realizando cirurgia bariátrica by-pass desde que apresentou sua nova equipe em outubro desse ano. O quadro é formado por profissionais renomados e inclui os médicos Wanderlister Duque Tavares, especialista em cirurgia do aparelho digestivo; Bruno Barros, cirurgião geral; e Laércio Araújo Oliveira, também da cirurgia geral, todos com expertise em cirurgia geral e endoscopia digestiva.
Edgar Silva Bonilla, 61 anos, proprietário da Refrimar em Umuarama, passou pelo procedimento em 10 de novembro. Ele se preparou durante alguns meses, seguindo uma dieta controlada e praticando exercícios físicos. O sucesso da cirurgia foi atribuído não apenas aos esforços prévios de Bonilla, mas também ao desempenho notável da equipe do Insa.
O empresário expressou sua satisfação: “Estou maravilhado com tudo que passei e estou passando. (…) Além do atendimento excelente no hospital, ainda tenho todo esse suporte da família. Só tenho que agradecer ao pessoal do hospital… É um grupo de pessoas, seres humanos que se uniram para fazer isso acontecer”.
A internação de Edgar foi breve, permanecendo apenas 4 dias, dos quais uma noite foi na UTI no pós-operatório, e o restante na suíte que é destinada aos pacientes submetidos a esse procedimento. Desde sua entrada no centro cirúrgico, Bonilla que estava com 132 kg, já perdeu 10 kg até o dia 24 de novembro.
“Quero perder mais 10 a 15 kg. (…) Estou me recuperando muito bem, já tirei a maioria dos pontos, a cicatrização está indo bem e vou continuar na dieta líquida até dia 5, quando terei a consulta com a nutricionista e então passarei para a pastosa”.
Ao refletir sobre os desafios enfrentados antes da cirurgia, Edgar ressaltou o apoio que recebeu desde a chegada da nova administração do Insa. “Desde as pessoas que me ajudaram na documentação, na enfermagem, os médicos, o pessoal da UTI, até a diretora de Assistência à Saúde Leticia Rebello. Todos me proporcionaram um atendimento excelente, e continuo recebendo”.
O empreendedor revelou que sua motivação para a cirurgia surgiu ao perceber, durante a pré-formatura da filha, o impacto de seu peso. “Minha filha se forma agora, está terminando o último ano de Direito e fui nessa festa. Coloquei uma camisa mas, quando olhei as fotos vi como minha barriga estava enorme. Esquisito mesmo. Aí falei: quero ir na formatura dela e se continuar assim não sei se conseguirei, tenho que fazer essa cirurgia para conseguir isso e vai dar certo. (…) Essa cirurgia é a realização de um sonho”.

Além da gratidão pelo atendimento Edgar expressou sua satisfação com o apoio familiar. “Já estou sentindo muita diferença e estou tendo muito apoio dos meus filhos, Fernanda e Ricardo, e da minha esposa Fátima. Ela que faz minhas comidas, me faz comer na hora certa, vigia tudo e não me deixa sair fora da linha. É pior que zagueiro, fica em cima [risos]”.
O Insa tem se dedicado incessantemente para aprimorar os processos hospitalares. Além da nova equipe para cirurgias bariátricas, implementou a inovadora jornada do paciente e o Núcleo Interno de Regulação (NIR), um serviço operacional 24 horas por dia que monitora os pacientes desde sua chegada até a alta hospitalar. O relato de Edgar reforça os resultados positivos dessa nova fase.
Ele destacou a atenção e cuidado recebidos: “Toda vez que vou lá o pessoal me recebe pelo nome, perguntam como estou, como está o curativo, se preocupam comigo. Estou muito satisfeito”.
Essa experiência bem-sucedida reforça o comprometimento do Insa com a excelência no atendimento médico e a eficácia dos procedimentos cirúrgicos, marcando uma nova fase de conquistas e avanços significativos para a instituição.





