
Umuarama: chuvas provocam alagamentos na Celso Garcia Cid e goteiras no PA24h
A previsão é de mais chuvas para as próximas horas


As chuvas que caíram em Umuarama na noite deste domingo (3) e madrugada desta segunda-feira (4) provocaram alguns alagamentos em vias e prédios públicos. Imagens enviadas por leitores de OBemdito mostram um grande ponto de alagamento na Avenida Celso Garcia Cid, que ficou intransitável devido ao volume de água, e goteiras no P.A24h (Unidade de Pronto Atendimento Dr. Cândido Garcia).
Conforme as imagens, pelo menos sete baldes e uma lixeira foram usados para conter as goteiras dentro do prédio público. OBemdito entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Umuarama para saber mais detalhes sobre as duas situações.
Em nota, a Assessoria informou que a Secretaria de Obras “monitora os pontos da cidade que ainda registram situações temporárias de alagamento, em momentos de chuva forte”, e que o “município mantém serviço de limpeza, desobstrução e reparos de tubulação e bocas de lobo para acelerar o escoamento do fluxo de água”.
Já sobre as goteiras no PA24H destacou que a Secretaria “tem realizado reparos na cobertura com o objetivo de sanar o problema, até que uma obra mais ampla e definitiva possa ser realizada sem comprometer o atendimento às dezenas de pacientes que utilizam a unidade de saúde todos os dias”.
A Assessoria ainda afirmou que a Secretaria de Saúde “já solicitou projeto e orçamento para fazer as correções necessárias, reparos de rachaduras, infiltrações e correção da pintura, além de solicitar de imediato a limpeza a manutenção das calhas da cobertura”.
Apesar das duas situações pontuais, não houve problemas com destelhamentos de casas ou quedas de árvores. Segundo a Defesa Civil Municipal, nenhuma ocorrência foi registrada. Apenas nas últimas horas choveu 35 milímetros, conforme informações do Deral (Departamento de Economia Rural) da Seab (Secretaria da Agricultura e do Abastecimento).
Previsão
A previsão para as próximas horas é de mais chuvas. Conforme o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), até a próxima sexta-feira (8) estão previstos pelo menos mais 44 milímetros de chuva, com o maior volume para esta segunda-feira (4), quando está previsto 22,2 milímetros.
