Redação Publisher do OBemdito

Dois postos de combustíveis de Umuarama são autuados pela ANP por irregularidades

Um posto comercializava gasolina C fora das especificações e outro não exibia corretamente os preços

Foto: Colaboração OBemdito
Dois postos de combustíveis de Umuarama são autuados pela ANP por irregularidades
Redação - OBemdito
Publicado em 4 de dezembro de 2023 às 16h06 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 20h12

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) fiscalizou o mercado de combustíveis em 13 unidades da Federação, em todas as regiões do país entre os dias 27 e 30 de novembro.

Nas ações, os fiscais verificaram a qualidade dos combustíveis, o fornecimento do volume correto pelas bombas medidoras, a adequação dos equipamentos e dos instrumentos necessários ao correto manuseio dos produtos, bem como as documentações de autorização de funcionamento das empresas e as relativas às movimentações dos combustíveis.      

Além das ações de rotina, a Agência também atuou em parceria com outros órgãos públicos em diversos estados. No período, a ANP seguiu com forças-tarefa em Minas Gerais (Operação APATE) e Rio de Janeiro (Operação Noel na Bomba), e realizou parcerias com órgãos como Polícia Civil de Goiás e Procon de Umuarama (PR).    

PARANÁ

Os agentes da ANP vistoriaram 14 postos de combustíveis e um agente não regulado de Apucarana, Arapongas, Campo Largo, Curitiba, Fazenda Rio Grande e Umuarama. A ação no agente não regulado foi para verificar denúncia de um revendedor de GLP clandestino, não confirmada.   

Em Umuarama, uma operação conjunta com o Procon Municipal resultou na autuação de dois postos de combustíveis por irregularidades como: comercialização de gasolina C comum fora das especificações (dois bicos e um tanque interditados); e por não exibir corretamente os preços dos combustíveis comercializados. A ANP não divulgou os nomes dos estabelecimentos.

Em Arapongas e Curitiba, dois postos revendedores de combustíveis foram autuados por motivos como: não permitir a coleta de combustíveis para atendimento ao Programa de Monitoramento de Qualidade de Combustíveis (PMQC) da ANP e fornecer volume diferente do registrado na bomba (bomba baixa). A irregularidade foi ajustada durante a ação de fiscalização.   

Não foram detectadas irregularidades em Apucarana, Campo Largo e Fazenda Rio Grande.

(OBemdito e ANP)

   

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas