Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Seessu e Uopeccan buscam entendimento sobre descontos nos holerites dos profissionais de enfermagem

Uma reunião na tarde desta quinta-feira (7) entre o Seessu (Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de […]

Foo: Arquivo OBemdito
Seessu e Uopeccan buscam entendimento sobre descontos nos holerites dos profissionais de enfermagem
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 7 de dezembro de 2023 às 18h16 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 19h57

Uma reunião na tarde desta quinta-feira (7) entre o Seessu (Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Umuarama e Região) e a direção do Uopeccan tratou de uma situação envolvendo o pagamento da recomposição salarial dos trabalhadores da enfermagem do hospital.

Conforme o Assessor jurídico do Sindicato, William Diego Fortunato, uma falha na comunicação teria motivado questionamentos dos servidores quanto a descontos nas folhas de pagamento de dezembro. Muitas delas teriam sido entregues zeradas.

Isso aconteceu porque a Uopeccan optou em pagar a recomposição salarial dos funcionários de forma integral no mês de novembro, sem os descontos, que acabaram caindo na folha salarial do mês de dezembro, fazendo com que alguns holerites viessem zerados.

“Houve uma alteração no posicionamento da Uopeccan em relação à verba paga pela União. Até então não havia incidências de impostos, por ser uma verba indenizatória, e agora, neste último pagamento, entendeu de forma adversa que se trata de uma verba de natureza salarial, incidindo o imposto de renda e o INSS [desconto para o Instituto Nacional do Seguro Social]”, afirmou.

Ainda de acordo com ele, a orientação para que houvesse os descontos dos encargos trabalhistas nas folhas foi dada pela Secretaria Estadual de Saúde, através da regional de Umuarama.

“O pessoal da gestão municipal interpretou que cada hospital deveria interpretar se era ou não de natureza salarial e, depois, eles [os hospitais] são responsáveis por eventual decisão futura ou não de incidência ou não de impostos”, disse. “A Uopeccan é um dos únicos hospitais de Umuarama que está descontando o INSS e o imposto de renda sobre essa parcela”, completou.

Em nota, a Uopeccan afirmou que “os pagamentos são realizados em dia, seguindo as determinações legais, mantendo nosso compromisso com os colaboradores, que são fundamentais para que possamos oferecer atendimento médico-hospitalar de qualidade”.

A reunião, que teve início às 14h, durou a tarde toda. Neste período, OBemdito manteve contato por diversas vezes com o assessor jurídico para saber o resultado do encontro, no entanto até a publicação desta matéria, não havia um posicionamento sobre o que ficou acordado.

Foto: Danilo Martins/OBemdito

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas