
Umuarama: Universidade Aberta do Brasil celebra 15 anos e lança nova graduação em computação
O polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Umuarama comemorou 15 anos com o lançamento do curso de Licenciatura […]


O polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Umuarama comemorou 15 anos com o lançamento do curso de Licenciatura em Computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTF-PR) no dia 6.
O secretário de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto, representou o prefeito Celso Pozzobom no evento, com a presença da secretária de Educação, Mauriza de Lima Menegasso, da chefe de Gabinete da Reitoria da Universidade Estadual de Maringá, Maria Luisa Furlan, e do coordenador do curso de Computação da UTF-PR, Rogério Ranthum.
Participaram ainda o diretor de Indústria e Comércio, Paulo Leon Baraniuk, representantes de instituições de ensino superior e toda a equipe técnica da Secretaria de Educação, funcionários, professores, tutores e acadêmicos.
Em breve relato a professora doutora Simone Maria Martins, atual coordenadora, exibiu o histórico do polo lembrando que ele é resultado de parceria entre Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), Ministério da Educação, representado pela Capes, e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
O polo de apoio presencial de Umuarama foi aprovado em 2007 pelo Sistema UAB e inaugurado em 23 de junho de 2008, ano em que realizou o primeiro vestibular para as turmas pioneiras de Pedagogia e Física. As aulas iniciaram em dezembro do mesmo ano.
Desde então foram ofertados cursos em nível superior de Administração Pública, Ciências Biológicas, Física, Gestão Pública, História, Letras/Inglês, Letras/Espanhol, Letras/Libras, Geografia, Computação, Matemática e Pedagogia, além de cursos de pós-graduação e MBA. “O polo formou mais de 1500 pessoas e já ofertou 2.588 vagas entre graduação e pós-graduação”, informou Simone.
“A existência do polo se deve à parceria incondicional do Campus Tecnológico da UEM, que sempre esteve de portas abertas para oferecermos um ambiente universitário aos acadêmicos, contando com a infraestrutura de salas de aula, biblioteca, laboratórios de informática, física e biologia”, agradeceu a coordenadora.
Além disso, o polo desenvolve cursos de extensão em diversas áreas a toda comunidade acadêmica, desde informática, práticas de laboratório, literatura, metodologia, projetos, grupos de estudos, ao tradicional Educar e Agenda 21 Escolar, formando professores e acadêmicos.
A secretária Mauriza Lima lembrou que “além desses motivos todos para comemorar, temos a honra de lançar hoje o curso de licenciatura em Computação pela UTF-PR, inaugurando um novo campo de formação profissional. Por isso, agradecemos a todos que fazem parte dessa história e que contribuem para a formação de professores e funcionários públicos”, disse.
APOIO DA ADMINISTRAÇÃO
Em nome do prefeito Celso Pozzobom, o secretário Junior Ceranto reafirmou o apoio da atual administração para a manutenção do polo, “que atende à população local e alunos de todos os municípios da Amerios, levando educação pública gratuita e de qualidade aos cidadãos de toda a região”.
A professora doutora Elisangela Reis apresentou o histórico da UTF-PR no polo UAB de Umuarama, demonstrando a contribuição resultante da parceria na formação continuada dos acadêmicos, e o professor Rogério Ranthum lançou o novo curso de licenciatura, que já tem mais candidatos inscritos do que vagas em Umuarama. Com 504 vagas em todo Estado, o curso recebeu mais de 1.500 inscrições e é considerado um sucesso.
O evento terminou com a entrega de menções honrosas e agradecimentos aos homenageados, especialmente funcionários que fizeram história no polo, como Célia Margarida Gastaldim, Sueli de Fátima Basso, Gislaine Binder, Patrícia Prechlak e Mayara Daré, aos tutores das primeiras turmas e aos primeiros formandos, bem como as boas vindas aos novos acadêmicos da licenciatura em Computação.
(Com informações assessoria PMU)

