Redação Publisher do OBemdito

Família pede orações e doações de sangue por João Vieira da Silva, pioneiro de Umuarama

Ele foi internado na UTI do Hospital Uopeccan, após passar por uma cirurgia de intestino

Foto: Arquivo da família
Família pede orações e doações de sangue por João Vieira da Silva, pioneiro de Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 8 de dezembro de 2023 às 11h27 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 19h53

A família de João Vieira da Silva, de 75 anos, está pedindo doações de sangue em favor do umuaramense, que está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Uopeccan após uma cirurgia de intestino. Eles também pedem que as pessoas orem pelo idoso – que é um dos pioneiros de Umuarama.

OBemdito conversou nesta sexta-feira (8) com Graziele Prado, neta de João Vieira. Ela explicou que o avô era um dos tocadores da Folia de Reis, que antigamente era celebrada em Umuarama. Devido à cirurgia, ele teve que fazer uso de algumas bolsas de sangue que precisam ser repostas. “Ele está enfrentando sérias dificuldades de saúde e está precisando da nossa solidariedade e apoio”, clamou ela, que afirmou que não há necessidade de uma tipagem específica de sangue.

Ela também pede que todos incluam o avô em suas orações diárias, pois acredita que o pensamento positivo e as preces podem contribuir para a melhora do idoso. “A solidariedade e o carinho de cada um de nós farão uma grande diferença na vida do Sr. João Vamos nos unir em prol dessa causa nobre e tão importante”, finalizou.

Quem pode doar sangue?

Homens podem doar a cada dois meses, totalizando quatro doações por ano, enquanto as mulheres podem doar a cada três meses, com um máximo de três doações por ano. Após a coleta, o sangue é fracionado e os hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio) são processados. Atualmente, a maior necessidade é de doadores do tipo sanguíneo B, que está em falta na unidade.

Entre os requisitos, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Os menores de idade podem doar com autorização e na presença do responsável legal. Além disso, o doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, bem alimentado e hidratado (evitando alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação.

Como realizar a doação?

As doações podem ser agendadas no site do Hemepar/PR, garantindo que a pessoa seja atendida em um horário pré-determinado. Para mais informações e agendamentos, entre em contato pelo telefone (44) 3621-8307.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas