
Nova fase do Programa Lixo Que Vale terá ônibus com feira itinerante para levar alimentos aos bairros
Novidades foram apresentadas aos moradores cadastrados


Após ter sido interrompido há vários meses, o Programa Lixo Que Vale está de volta e as novidades foram apresentadas às famílias cadastradas na tarde desta sexta-feira (8). Entre as novidades, destaque para a implantação de um ônibus, que está sendo totalmente adaptado para funcionar como ‘Feira Itinerante’, levando alimentos para que os moradores façam suas compras.
Criado em 2011, o Lixo Que Vale já foi responsável por dar a destinação correta em mais de 10 mil toneladas de materiais recicláveis.
“Nesta nova fase, 200 famílias de seis bairros (Parque das Jabuticabeiras, Jardim Nova Esperança, Parque Industrial, Jardim Arco-Íris, Jardim Viveiros e Alto da Glória) podem trocar materiais recicláveis por ‘moedas verdes’, que valem como dinheiro na aquisição de alimentos produzidos por pequenos produtores da agricultura familiar que fazem parte da Cooperu (Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais de Umuarama)”, detalha o secretário municipal de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira.
As novidades no programa incluem a mudança total nas ‘notas’, que agora são feitas em papel-moeda, com vários itens de segurança, como marcas d’água e código de barras, entre outros. “Teremos notas de quatro valores: 1, 2, 5 e 10. A cada quilo de material reciclável, o morador ganhará duas moedas verdes. Cada participante pode entregar 10 quilos por semana e ganhar 20 moedas, ou seja, terá o limite de 80 moedas por mês”, explica Fernanda Periard Mantovani, diretora de Meio Ambiente.

Ela conta que das 200 vagas disponíveis, 193 renovaram ou atualizaram o cadastro, desta forma, tecnicamente ainda existem sete vagas livres. “Todos devem ficar conscientes que a partir de agora só valem as novas carteirinhas, que foram entregues hoje (as antigas devem ser eliminadas). As moedas verdes da fase anterior do programa também devem ser descartadas, porque não valem mais”, afirmou Fernanda.
O prefeito Celso Pozzobom destacou que o Programa Lixo que Vale é de extrema importância para o município. “Além de ajudar na preservação ambiental, já que contribui para a retirada de materiais recicláveis da natureza, ajuda na redução de focos do mosquito da dengue, contribui com os agricultores familiares e com os trabalhadores da Cooperuma (Cooperativa dos Trabalhadores e Prestadores de Serviços na Reciclagem de Resíduos Sólidos de Umuarama). Todos saem ganhando”, frisou.

A nova fase do programa deve ter início já na segunda quinzena de janeiro de 2024 – pelo menos de maneira experimental. “E desde já nós pedimos a todas as famílias que participam do programa para que procurem a Secretaria de Meio Ambiente para esclarecer qualquer dúvida e para resolver possíveis falhas que o projeto apresentar”, explicou Fernanda.
“Nós fizemos tudo para que as famílias sejam beneficiadas e estamos de portas abertas para poder atender a todos os questionamentos que possam surgir”, anunciou a diretora, agradecendo o apoio e a união de forças de outras secretarias, como Agricultura, Serviços Públicos, Serviços Rodoviários e Saúde.




(Reportagem: Assessoria PMU)