Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Saau denuncia abandono de cadela na região do São Cristóvão, em Umuarama

A Saau tornou pública, por meio de uma de suas redes sociais na última sexta-feira (25), uma situação alarmante de […]

Saau denuncia abandono de cadela na região do São Cristóvão, em Umuarama
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 12 de dezembro de 2023 às 12h41 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 19h39

A Saau tornou pública, por meio de uma de suas redes sociais na última sexta-feira (25), uma situação alarmante de abandono de animais. Um vídeo de uma câmera de segurança registrou o momento em que um carro para próximo a um terreno baldio, onde o motorista retira uma cadela do veículo, a abandona no chão e parte sem olhar para trás.

OBemdito conversou com Ana Maria Polaquini, presidente da Saau, que lamentou a frequência com que esse tipo de ação acontece no município. Segundo ela, essa prática infelizmente é muito comum.

“Isso acontece diariamente. Somente neste domingo, três animais foram abandonados. Muitas vezes, as pessoas optam por abandoná-los diretamente aqui na Saau. Elas simplesmente os jogam, cães e gatos, como se estivessem descartando algo. Quando chegamos, muitas vezes os outros animais já estão brigando ou, até mesmo, matando uns aos outros. A socialização é crucial antes de introduzir novos membros, caso contrário, nunca será um processo bem-sucedido”, explicou Ana Maria.

Ana relatou que uma das voluntárias acolheu a cadela abandona devido à superlotação da Saau, mas ela não pode ficar com o animal. Salientou também a necessidade urgente de mais canis para comportar os animais que chegam, enfatizando que o espaço é fundamental para a correta socialização, a qual demanda tempo e dedicação.

“É crucial termos esses espaços adequados para realizar uma socialização correta, um processo que exige tempo e paciência. Não se trata apenas de colocar o animal entre os outros e esperar que tudo dê certo”, acrescentou Ana Maria.

Diante dessa situação lamentável, a Saau faz um apelo à população para que, caso alguém reconheça a pessoa responsável por este crime, faça uma denúncia por meio do canal oficial da prefeitura, o 156. A organização reforça a importância do engajamento da comunidade para coibir essas práticas cruéis e ilegais de abandono de animais.

Aqueles que desejam adotar um animal podem comparecer na Saau, que está localizada na PR-482, 14 – Parque Industrial II, em Umuarama. Além disso, é possível realizar doações através do Pix, utilizando o e-mail saau.umuarama@gmail.com. O horário de atendimento da Saau é das 13h30 às 17h.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas