Conheça um pouco mais da história de Cesar Furlanetto, pioneiro que faleceu nesta sexta-feira
Umuarama perdeu nesta sexta-feira (15), um de seus mais ativos e destacados pioneiros: o empresário César Furlanetto. Ele havia completado […]
Umuarama perdeu nesta sexta-feira (15), um de seus mais ativos e destacados pioneiros: o empresário César Furlanetto. Ele havia completado 72 anos no dia 6 de junho e seu falecimento foi motivo de grande comoção na cidade, já que ele era bastante conhecido e atuante em diversos setores da sociedade, inclusive na realização de vídeos para a série ‘Histórias Que Eu Sei’, produzidos com apoio da administração municipal.
Furlanetto chegou a Umuarama com a família no início da década de 1960 e, apesar de ter passado algum tempo fora para estudar e trabalhar, nunca quis deixar a Capital da Amizade, onde tem uma legião de amigos e admiradores. De sorriso fácil e sempre determinado em produzir arte e cultura, sua maior paixão sempre foi a história – tanto as que ele contava, quanto as que ouvia e registrava em sua memória prodigiosa.
Ele possui um acervo de nada menos que 10.500 fotos (impressas e devidamente catalogadas em álbuns). “O César foi amigo de todos os prefeitos – desde o Walter Zanotto, que foi por indicação do governador Moisés Lupion, e Hênio Romagnolli, eleito por voto direto –, médicos, advogados, professores, fazendeiros, lideranças, enfim, era amigo de todos, sem distinção. Estava sempre disposto a uma boa prosa e disponível para contribuir com suas ideias e ideais de desenvolvimento da cidade”, comenta o prefeito Celso Pozzobom.
Entre os anos de 2005 e 2008, Furlanetto foi oficialmente um agente político, tendo sido nomeado secretário municipal de Gabinete no governo do prefeito Luiz Renato Ribeiro de Azevedo. Em 2006 ele comandou a Seraupa, autarquia que fazia parte da extinta Secretaria Municipal de Infraestrutura, sendo gestor administrativo do Pátio da Prefeitura.
A história de Umuarama sofre uma grande perda com morte de César Furlanetto, que deixa a esposa Nelsy, filhos, netos e bisnetos, além de uma legião de amigos e admiradores. Seus vídeos podem ser acessados no Facebook, em https://www.facebook.com/cesar.furlanetto. Seu sepultamento acontece às 17h30 desta sexta-feira (15).
(Assessoria PMU)





