
Balanço de ações da Secretaria de Indústria, Comércio e Inovação é apresentado a Pozzobom
Umuarama segue em franco desenvolvimento e destaca-se como uma das principais do Paraná. Em relatório de ações e investimentos realizados […]


Umuarama segue em franco desenvolvimento e destaca-se como uma das principais do Paraná. Em relatório de ações e investimentos realizados por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Inovação e apresentado ao prefeito Celso Pozzobom na tarde da última sexta-feira (15), foram indicadas evoluções em vários setores.
Além de concessões e controle de imóveis repassados a novas indústrias, a pasta administra ainda a Estação Rodoviária, a Casa do Empreendedor, o Aeroporto Regional Orlando de Carvalho e a Agência do Trabalhador, além do novo Centro de Eventos Prefeito Alexandre Ceranto.
“A economia da cidade é integralmente ligada à Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Inovação. Nossa equipe trabalha incansavelmente para garantir que o desenvolvimento econômico – e social – seja sempre o foco”, declarou o secretário Junior Ceranto.
Com relação à concessão de imóveis, ele relatou que uma nova lei (4.706/2023) de 9 de novembro regulamenta a questão dos mecanismos de incentivo já está no Procuradoria Jurídica. “Estamos em processo de avaliação de imóveis, aguardando avaliação de edificações para a montagem dos processos de autorização e desafetação e será encaminhada para a Câmara de Vereadores”, explica.
Um dos mais importantes projetos do setor, o Prodeu (Programa de Desenvolvimento de Umuarama) terá uma nova lei, atualizada com apoio do Ministério Público. “Temos 37 terrenos para ir para licitação e estamos aguardando a avaliação, que está sendo feita por profissionais do Sistema Venda Rápida. Também estamos realizando nova atualização de matrículas de imóveis para licitações”, informa Paulo Leon Baraniuk, diretor da Secretaria.
O Parque Tecnológico – Technopark Umuarama – está em fase de implantação. “Já fizemos compras de equipamentos, paisagismo, paredes de gesso, mesas, bancos e lixeiras externas; construímos um espaço para coworking e sala de reuniões, os equipamentos sendo dimensionados e a rede de internet será instalada”, detalhou.
A Casa do Empreendedor realizou nada menos que 19.085 atendimentos. “Só entre julho e novembro deste ano, foram abertas 444 MEIs (microempreendedores individuais) na cidade, emitidas 320 notas fiscais, 2.124 boletos do DAS (documento de arrecadação) e 335 pedidos de parcelamento ou regularização de dívidas”, relatou Sergio Vercezi Filho, diretor do local, acrescentando que foram concedidos créditos aos empresários na ordem de R$ 312.400 por meio da Fomento Paraná (entre julho e dezembro).

Empregos em destaque
A Agência do Trabalhador de Umuarama está sempre entre as principais do Paraná na disponibilização de vagas de empregos. “Temos realizado várias ações de incentivo tanto à captação de vagas de trabalho, quanto à realização de eventos para promover a contratação de profissionais. Várias empresas vão até a Agência, recebem currículos e realizam as entrevistas ali mesmo, desta forma, muitos profissionais já saem contratados”, indica Valdemir Frasson, gerente da Agência.
As parcerias firmadas entre a Agência do Trabalhador com instituições diversas – como Senac, Senai e Senat – também são responsáveis por oferecer, de graça, cursos, treinamentos e capacitações que acabam por ampliar as chances dos profissionais a encontrar uma vaga de emprego. “Foram realizados 9.600 atendimentos entre julho e dezembro, com 750 colocações”, revelou.
No Aeroporto, um dos feitos foi o reestabelecimento e retorno à operacionalidade da estação meteorológica automática. “Investimos em novas baterias, assegurando seu funcionamento contínuo. Essa ação é vital para fornecer informações precisas e em tempo real, contribuindo para a segurança e eficiência das operações aeroportuárias”, frisou.
O prefeito Celso Pozzobom elogiou a dedicação de todos os profissionais que compõem a Secretaria e reforçou a importância de que não deixem de sempre estruturarem projetos para o desenvolvimento de Umuarama.
“Nossa cidade deve seguir sempre firme rumo a um futuro mais promissor e com a implantação da ZPE (Zona de Processamento de Exportação), do Tecknopark, de novos parques industriais, enfim, com investimentos que não vão parar, o município terá muito o que oferecer para os cidadãos que escolheram aqui para investir e viver”, finalizou.

(Reportagem: Assessoria PMU)