
Motorista do transporte escolar é preso em Ivaté suspeito de abusar sexualmente de criança de 6 anos
Equipe escolar percebeu que havia algo estranho com o menino. Polícias Militar e Civil prenderam o homem de 36 anos


A Policia Civil do Paraná (PCPR), por intermédio da Delegacia de Icaraíma, cuja área de atuação abrange a cidade de Ivaté, prendeu preventivamente no início da madrugada desta sexta-feira (22) um homem de 36 anos por estupro de vulnerável contra uma criança de 6 anos de idade.
O suspeito atua como motorista do transporte escolar no município de Ivaté. O menino que foi vítima utiliza o transporte para ir e voltar da escola. De acordo com as investigações o suspeito teria levado a criança para um local isolado, na área rural, para praticar os abusos.
De acordo com a Delegada Kelly Brasil, a Polícia Civil trabalha com a hipótese de que outras crianças que utilizavam o transporte escolar também podem ter sido vítimas de violência sexual praticada pelo mesmo suspeito.
A captura aconteceu por volta das 00h15 em Ivaté. O motorista estava em um posto de combustível quando foi surpreendido com a chegada das viaturas da Polícia Civil de Icaraíma e Polícia Militar de Ivaté. Ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a cadeia pública de Umuarama, onde permanecerá à disposição da justiça.
“Trata-se de um caso bastante grave e complexo, que só foi descoberto graças à atuação impecável dos profissionais da escola onde a criança estuda, que ao perceberem que a criança havia expelido uma secreção suspeita, imediatamente, acionaram a família, Conselho Tutelar e a Polícia Civil e Militar. Assim, foi possível a realização de todos os procedimentos pertinentes e encaminhamento de material para perícia. O resultado da perícia apontou presença de sêmen na secreção expelida pela criança”, disse a delegada.
Ela acrescentou: “Foi instaurado inquérito policial e as investigações seguem sob segredo de justiça. Aproveito a oportunidade para parabenizar os profissionais da escola onde a criança estuda e o Conselho Tutelar de Ivaté pelo excelente trabalho quem desenvolvem na comunidade”.
PREFEITURA
OBemdito conversou com o prefeito de Ivaté, Denílson Vaglieri Prevital, na tarde desta sexta-feira. Ele disse que todos estão chocados com o caso e afirmou que a Prefeitura está à disposição da Polícia e da Justiça.
Denílson ressaltou a importância do trabalho realizado pela equipe pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) que, assim que percebeu que havia algo estranho com o menino (por volta do mês de outubro de 2023) já iniciou os procedimentos para tentar averiguar do que se tratava. Também houve a comunicação das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, que tomaram as medidas pertinentes e repassaram para a Polícia Civil, que fez as investigações.
O motorista é concursado da Prefeitura e segue preso.
DENÚNCIAS
A Delegada Kelly Brasil repassou informações sobre como proceder para realizar denúncias relacionadas com casos de abusos sexuais e estupros:
– Aquele que tomar conhecimento da prática de algum crime contra criança ou adolescente deve denunciar.
– A PCPR solicita a colaboração da população com informações que auxiliem em casos de violência contra crianças e adolescentes.
– As denúncias podem ser feitas de forma anônima através do 197 da PCPR ou 181 do Disque-Denúncia ou diretamente à Policia Civil de Icaraíma pelo telefone (44) 3665-1266.
“Aproveito a oportunidade para parabenizar os profissionais da escola onde a criança estuda e o Conselho Tutelar de Ivaté pelo excelente trabalho quem desenvolvem na comunidade”, finalizou a delegada.