
Pai perde cerca de 100 quilos para poder brincar com os filhos
Mesmo sempre muito presente, havia limitações físicas que agora já não são empecilhos para as brincadeiras entre pai e filhos


Arthur Mamoru Matsumoto, de 6 anos e Sofia Matsumoto de 9 anos, são unânimes em dizer: gostam de tudo no pai.
Rogério Mamoru Matsumoto, morador de Cruzeiro do Oeste, de 45 anos, recentemente passou por uma das grandes mudanças da vida para melhorar a qualidade de vida com os filhos. Ele, que chegou a pesar 180 quilos, hoje tem cerca de 73.
O emagrecimento ocorreu sem cirurgia e foi motivado por uma gincana da escola da filha. “Eles disseram que teria essa gincana na escola e eu não pude participar com ela por causa do meu peso. Aí decidi mudar para poder brincar com eles”, conta Mamoru.
A paternidade não foi algo planejado na vida de Mamoru. A primeira gestação da esposa, Adriana Nogarotto Matsumoto, de 35 anos, foi avisada entre uma viagem de trabalho e outra e a preocupação sempre foi com a saúde da primogênita. “Eu me preocupava muito, só quando vimos que os exames estavam normais eu fiquei mais tranquilo, relembra”.

Sofia também foi o esteio durante um momento difícil: a perda do pai José Matsumoto. Pioneiro de Cruzeiro do Oeste, ele morreu vítima de um acidente de carro quando Sofia tinha 1 ano e sete meses.
O baque foi grande porque o senhor José costumava acompanhar Mamoru nas viagens de trabalho e também foi um pai muito presente. A sustentação para o momento difícil foi cuidar da filha e da esposa. “eu sinto falta dele, que foi e é um grande exemplo para mi. Eu tento passar 10% do que aprendi com ele aos meus filhos”, diz emocionado.
Depois disso, uma nova gravidez para o casal: desta vez um menino. A família estava completa e a responsabilidade em dobro.

SEMPRE PRESENTE
Dar banho, alimentar, fazer passeios. A rotina de pai e filhos sempre foi muito próxima e após o emagrecimento outras atividades como jogar basquete ficaram mais fáceis, mesmo em meio à pandemia.
Aliás, durante a pandemia Adriana positivou para Covid-19, e como precisou ficar em isolamento no quarto da residência a rotina com as crianças teve de ser assumida na íntegra por Mamoru.
Depois da recuperação da mãe, a família retomou a rotina, que por conta do trabalho em home office do pai, sempre esteve por perto.
Nesta semana de Dia dos Pais, embora as restrições pandêmicas impeçam a realização da gincana na escola, haverá comemoração na casa da família Matsumoto.
