Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Moradores de Umuarama e Cianorte caem em golpe de anúncio clonado em rede social

Na última terça-feira (26) ocorreu um golpe envolvendo dois homens que tentavam realizar a venda e a compra de um […]

Foto: Freepik
Moradores de Umuarama e Cianorte caem em golpe de anúncio clonado em rede social
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 27 de dezembro de 2023 às 20h07 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 18h49

Na última terça-feira (26) ocorreu um golpe envolvendo dois homens que tentavam realizar a venda e a compra de um videogame Xbox Série S por meio de um marketplace em uma rede social. Rafael Alves Capci, de Umuarama, anunciou o produto por R$ 1,7 mil. O golpista entrou em contato mostrando interesse na compra em nome de Carlos Eduardo Stevanato, morador de Cianorte e outra vítima do golpe.

O fraudador clonou o anúncio original e o disponibilizou por um preço inferior. Ele alegou uma história na qual Carlos teria ido à sua loja procurando adquirir o Xbox, porém não havia o produto disponível para entrega imediata. Segundo o golpista, Carlos pagou uma quantia para reservar o aparelho, mas quando este chegou à loja, um dos funcionários acabou vendendo o dispositivo, gerando a necessidade de comprar o console de Rafael.

O estelionatário propôs que Carlos fosse até a residência de Rafael para testar e buscar o aparelho. Ele afirmou que após a confirmação da venda faria o depósito do valor acertado na conta do golpista. Quando as vítimas confirmaram os detalhes da transação, o bandido solicitou a Carlos um depósito de R$ 1 mil e este o realizou. A partir desse momento o golpista apagou todas as mensagens trocadas e bloqueou os contatos no Facebook e no WhatsApp.

“Quando cheguei lá, perguntei sobre o valor, mas o cara tinha contado uma história e ele achou que eu depositaria uma diferença para o outro e este o pagaria… Insisti sobre o valor e como ele confirmou, achei que não era golpe. Mas ao perguntar se ele conhecia o sujeito, percebi que era uma armadilha. Estamos tentando bloquear o pagamento”, relatou Carlos.

Rafael registrou um boletim de ocorrência (BO) referente ao golpe, enquanto Carlos está em processo de negociação com seu banco. Até o momento nenhuma solução foi alcançada para o caso.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas