
Denúncia da Saau aponta que morador do centro de Umuarama está castrando cães sem anestesia
A Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (Saau) entrou em contato com OBemdito para denunciar mais um caso de […]


A Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (Saau) entrou em contato com OBemdito para denunciar mais um caso de maus-tratos a animais. Segundo informações fornecidas pela instituição, há relatos de que uma pessoa de Umuarama está castrando animais sem anestesia ou técnica médica adequada. Nos últimos meses a Saau registrou mais de cinco casos desse tipo todos envolvendo cães machos.
Os incidentes mais comuns ocorrem com animais que têm proprietários, mas que permitem que eles vaguem livremente sem supervisão, popularmente conhecidas como “voltinhas”. No entanto também houve casos envolvendo animais de rua. A pessoa responsável pelos crimes simplesmente remove os testículos dos animais.
A ONG relata que os cães chegam ao local sangrando e os tutores frequentemente interpretam isso como um acidente, atribuindo a situações em que o cão teria se ferido em algo afiado, como arame farpado, por exemplo. No entanto após avaliação dos profissionais constata-se que alguém removeu os testículos dos animais. Os casos registrados estão concentrados principalmente na região central do município.
Diante dessa situação lamentável, a Saau apela à população para que caso alguém identifique o responsável por esse crime denuncie através do canal oficial da prefeitura o 156. A organização enfatiza a importância do engajamento da comunidade para deter essas práticas cruéis e ilegais de cruelade com animais.
Aqueles interessados em adotar um animal podem se dirigir à Saau, localizada na PR-482, 14 – Parque Industrial II, em Umuarama. Além disso, é possível fazer doações por meio do Pix, utilizando o e-mail saau.umuarama@gmail.com. O horário de atendimento da Saau é das 13h30 às 17h.