
Órfã que já viveu nas ruas é aprovada em 1º lugar em vestibular de universidade pública
A jovem Vanusa Gonçalves dos Santos, de 21 anos e moradora de Ponta Grossa, se tornou um exemplo de superação […]


A jovem Vanusa Gonçalves dos Santos, de 21 anos e moradora de Ponta Grossa, se tornou um exemplo de superação ao ser aprovada em primeiro lugar para o curso de Letras da Universidade Estadual de Pronta Grossa (UEPG), sendo órfã e vivendo em abrigos da prefeitura do município.
Mesmo com todas as adversidades, Vanusa nunca perdeu a fé e aproveitou as poucas ferramentas que a vida lhe entregou. Ela utilizava a internet da rodoviária da cidade para estudar pelo celular.
Antes do vestibular, Vanusa estava estudando para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), porém foi desestimulada por “amigos”, que disseram que ela não passaria, o que fez com que, um dia antes da prova, ela desistisse. “Eu me senti burra, desprovida de inteligência”, lamentou a jovem ao portal RIC.
Entretanto, com a motivação de Aline Poporowicz, que é psicóloga no Centro POP da cidade, ela conseguiu se reerguer e seguir em frente. “Ela me mostrou que eu era capaz. E disse que se eu quisesse fazer o vestibular EAD, ela pagaria a taxa de inscrição, de R$ 50”. Na modalidade concorrida, a jovem entregou o histórico escolar e foi aprovada por suas notas do Ensino Médio.
Vanusa conta que a UEPG disponibilizou apenas 23 vagas para o curso, sendo que 9 eram para alunos da rede pública. Ela ficou em 1º lugar dos alunos de escolas públicas e 5º pela concorrência geral.

(Com informações RIC Mais)